Ensino

Curso de Ciências Biológicas realiza aulas em áreas naturais protegidas

04/10/2019

15:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de conhecer diferentes categorias de unidades de conservação da natureza, acadêmicos do curso de Ciências Biológicas (licenciatura) da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram aulas práticas em duas áreas naturais federais protegidas, no Parque Nacional da Serra Geral, com sede no município de Cambará do Sul, e na Estação Ecológica de Aracuri, em Muitos Capões, ambas administradas pelo Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A viagem de estudos ocorreu por meio da disciplina de Biologia da Conservação, nos dias 28 e 29 de setembro, com a condução do professor Dr. Jaime Martinez, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF.

Em cada uma das unidades de conservação, os estudantes registraram sua história, seus objetivos e ecossistemas, sua diversidade de fauna e flora silvestres, os aspectos geológicos e os programas de gestão, comparando com a legislação de áreas protegidas.

No Parque Nacional da Serra Geral, a turma observou as formações vegetais de Estepe, dominadas fisionomicamente pelo capim-caninha, que compreendem os campos de altitude, a formação de Floresta Ombrófila Mista, onde se destacam o pinheiro-brasileiro e a bracatinga, e a formação de Floresta Ombrófila Densa dentro do cânion Fortaleza, marcada pela presença de árvores como o palmito-juçara e a embaúba. Um dos fatos que mais chamou a atenção dos acadêmicos foi a qualidade da água dos córregos e rios dentro do Parque Nacional, fato que estimulou o consumo de água direto do rio, algo que nunca haviam realizado em seus municípios. A lição de que a natureza conservada gera muitos serviços ambientais fundamentais para a vida das pessoas, a exemplo da produção e da proteção da qualidade das águas, foi bem aprendida durante a viagem de estudos. Ainda, no Parque Nacional, os acadêmicos puderam observar belezas cênicas de grande importância no ecoturismo, como a cascata do Tigre Preto, a Pedra do Segredo e as bordas, encostas e interiores do cânion Fortaleza.

Unidade de conservação da natureza não aberta à visitação pública, em atividades de turismo ou ecoturismo, a Estação Ecológica de Aracuri só pode ser visitada com finalidades científicas e educacionais, como foi o caso do grupo de Ciências Biológicas. Na estação, os estudantes tiveram a orientação do gestor da área, Agenor Gedoz, que contou sobre a sua história de criação relacionada à conservação do papagaio-charão no ano de 1981, e sua relação com o Projeto Charão (AMA-ICB/UPF). Nessa unidade, o gestor comentou sobre o manejo de espécies exóticas invasoras dentro da área – a exemplo do javali –, sobre os impactos negativos dessa espécie sobre as espécies nativas e os ecossistemas naturais e sobre os métodos utilizados em seu controle. Em Aracuri, a turma da UPF avaliou os processos de regeneração da vegetação natural após cerca de 40 anos da retirada dos bovinos, por ocasião da criação da área protegida.

A viagem contou com a monitoria do acadêmico do curso de Ciências Biológicas (bacharelado) Roberto Tomasi Jr. e das mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) Vânia do Amarante e Fernanda Pinto, e com o apoio das funcionárias Suzana França e Cárin Carvalho, da secretaria do ICB. Os monitores auxiliaram o professor nas informações técnicas sobre a biodiversidade e sobre os aspectos legais das áreas protegidas. Ao retornarem, os estudantes irão aplicar o conhecimento assimilado nesses espaços pedagógicos naturais no planejamento de trilhas interpretativas em seus municípios, envolvendo suas comunidades, apresentando no seminário da disciplina sobre uso público em áreas naturais, que será realizado no final de novembro.