Ensino

Alunos do PPGCiAmb realizam aula na RPPN UPF

27/04/2018

15:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb), vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB), participou de uma aula, no dia 22 de abril, nas áreas mais destinadas à conservação e à pesquisa, não abertas para o uso público na Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF). A aula foi ministrada na disciplina de Ecologia e Conservação da Fauna Silvestre, realizada pela professora Nêmora Pauletti Prestes.

A atividade, segundo ela, teve como objetivo demonstrar aos mestrandos as diferentes metodologias para o estudo das aves silvestres, bem como algumas estratégias de conservação. “Utilizamos a aplicação do método de escuta em pontos fixos, a captura e a marcação das aves pelas técnicas do anilhamento, da identificação das aves silvestres e da comparação das comunidades de aves de ambiente florestal e ambiente de capoeirão”, comenta a professora.

Auxiliaram na aula prática os monitores da RPPN Luís Eduardo da Silva Santos (PPGCiAmb), Karen Petry e Andrielli Fiorini, acadêmicas de Ciências Biológicas, e o professor Jaime Martinez. A RPPN UPF, em seus 32 hectares de áreas naturais protegidas, vem auxiliando professores, acadêmicos e mestrandos da UPF em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.