Pesquisa e Inovação

UPF promove aula inaugural com o secretário de Inovação do RS

29/04/2019

18:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato e Jéssica França

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada recebeu o secretário e professor Dr. Luís da Cunha Lamb para palestra sobre inovação científica e tecnológica

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) promoveu, na tarde desta segunda-feira, 29 de abril, uma aula inaugural sobre a temática “Inovação científica e tecnológica como base do conhecimento”. O evento ocorreu no auditório do Laboratório Central de Informática (LCI), contando com uma palestra do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, professor Dr. Luís da Cunha Lamb. 

Participaram da aula inaugural estudantes da pós-graduação e acadêmicos de alguns cursos de graduação relacionados à área da tecnologia. “O Iceg trouxe essa honraria para a UPF, o secretário de estado, professor Lamb, que já foi pró-reitor de pesquisa da UFRGS e que agora atua também no campo político. Para nós é uma importante visita, na qual ele apresentou uma política de governo futuro, em que estão incluídas as instituições comunitárias”, disse o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé. 

O diretor do Instituto de Ciências Humanas e Geociências (Iceg), professor Dr. Marcelo Darroz, destacou que a aula inaugural com a presença de convidados externos proporciona aos estudantes mais conhecimento para sua formação profissional.  

Para o coordenador do PPGCA, professor Dr. Rafael Rieder, é importante abordar questões relacionadas à área de inovação e empreendedorismo, por esse motivo, o evento foi aberto ao público. “Se pensarmos em nível global a economia é baseada em conhecimento, então, precisamos mostrar isso para a comunidade, precisamos apresentar a importância do conhecimento agregado. Essas questões de poder investir na inovação, no conhecimento, na capacidade que temos como seres humanos em pensar, em usar a nossa inteligência em prol dos nossos próprios benefícios, para viver em harmonia com a sociedade e a natureza são fundamentais”, disse. 
Durante o evento, o secretário Lamb apresentou o modelo de desenvolvimento do estado baseado na inovação e o cenário internacional de desenvolvimento na área de computação, abordando a área de inteligência artificial. “A economia é fortemente baseada na tecnologia, consequência do desenvolvimento científico e tecnológico, então, as pessoas precisam estar preparadas para desenvolver suas carreiras de forma ativa durante toda a sua trajetória profissional. Isso requer um espírito empreendedor desde sua formação”, afirmou. 

Secretário foi recebido pela Reitoria da UPF 
Na manhã desta segunda-feira, 29 de abril, o secretário Cunha Lamb foi recebido pela reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; pelo vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda; pelo vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé; pelo vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva; e pelo vice-reitor Administrativo, Dr. Cristiano Cervi. Também participaram do encontro professores e comitiva.