Pesquisa e Inovação

Professor e alunos do PPGCA participam de encontro nos Estados Unidos

20/02/2019

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) Dr. Willingthon Pavan e os alunos Jonas Abreu Resenes e Fábio Augusto Antunes de Oliveira participaram, entre os dias 7 e 11 de janeiro, do 10th DSSAT Development Sprint. O evento foi realizado junto ao Institute for Sustainable Food Systems & Agricultural and Biological Engineering Department da Universidade da Florida, em Gainesville, Estados Unidos.

Organizado pela DSSAT Foundation (http://dssat.net), o workshop é destinado ao desenvolvimento e à apresentação de novos recursos tecnológicos e novidades em programação da plataforma DSSAT, uma das mais importantes no mundo na área de modelos de simulação de crescimento de culturas agrícolas e de doenças que as atacam. O PPGCA atua no grupo de desenvolvedores do DSSAT, inclusive com suporte financeiro da DSSAT Foundation para alunos do Programa.

De acordo com Pavan, um dos principais objetivos dos Sprints de Desenvolvimento é melhorar tanto a ciência quanto as ferramentas da plataforma de modelagem de culturas DSSAT, usando uma abordagem “hackathon”. “Os trabalhos realizados pelos alunos do PPGCA são de fundamental importância para o futuro da plataforma, trazendo novos recursos e funcionalidades, tanto para os desenvolvedores quanto para a comunidade de usuários”, destacou.

Realizações e resultados significativos do workshop incluem o avanço do modelo de temperatura do dossel da planta; ligação dinâmica entre os modelos de culturas do DSSAT e modelos de doenças e sistemas agropecuários; estratégia para a incorporação de novos modelos de culturas; desenvolvimento de um sistema flexível para entrada e saída usando a linguagem C++; interfaces gráficas das ferramentas para as plataformas Windows, Linux e MacOS; entre outras.