Pesquisa e Inovação

Professor do Mestrado em Computação Aplicada palestra em congresso de ciência e tecnologia

10/10/2018

18:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF), professor Dr. Rafael Rieder, esteve na Universidade do Vale do Taquari (Univates), no dia 2 de outubro, em Lajeado, onde palestrou sobre o tema “Realidade virtual, visão computacional e a Quarta Revolução Industrial”. A atividade integrou o 12º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), evento acadêmico-científico que congrega estudantes, professores, empresários e comunidade em geral.

Acadêmicos e docentes dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e de Tecnologia em Redes de Computadores acompanharam a palestra. Na ocasião, Rieder mostrou a aplicabilidade da realidade virtual e da visão computacional em tarefas do cotidiano, tais como as relacionadas a  ambientes de simulação e treinamento e a sistemas para diagnóstico por imagens. Ele destacou também o uso de games, GPU e deep learning no desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria, bem como pesquisas em computação realizadas na UPF.

Durante a palestra, os ouvintes puderam experimentar aplicativos de Realidade Virtual em smartphones e headsets que possibilitam a visualização e a interação 3D. O professor aproveitou a oportunidade para apresentar o PPGCA, falando sobre o ingresso, os projetos e a importância da pós-graduação stricto sensu na formação acadêmica e profissional.