Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UPF fortalece segmentos da região

13/10/2021

08:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Oferecido pelo Programa, o Mestrado profissional em Computação Aplicada tem inscrições abertas

A integração da tecnologia com as mais diferentes áreas do conhecimento é uma realidade capaz de ajudar no desenvolvimento de diversos setores da sociedade. Sabendo da importância desse contexto, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferta o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), que está com inscrições abertas para o curso de Mestrado profissional.

De forma a contribuir com o fortalecimento e a inovação tecnológica de segmentos socioeconômicos da região de abrangência da UPF, em áreas como Tecnologia da Informação, Agricultura e Saúde, o PPGCA se caracteriza por possibilitar que os profissionais desenvolvam conhecimentos ligados ao uso e desenvolvimento de sistemas embarcados, computação pervasiva, redes e sistemas distribuídos, modelagem e simulação, engenharia de software, banco de dados, inteligência artificial, entre outras áreas.

Egresso do curso de Mestrado, Elison Lins atualmente é especialista em Desenvolvimento de Software na Compasso Uol, onde trabalha construindo e suportando grandes portais de e-commerce, tais como o das empresas Natura, Camicado e Lojas Renner. Ele relata que o PPGCA o proporcionou vivenciar experiências fora do Brasil. “O Programa abriu algumas portas para trabalhar em grupos de pesquisas internacionais, dentre eles, o Agroclimate, na Universidade da Flórida. Por lá, trabalhei como Research Scholar por 6 meses, auxiliando no desenvolvimento de ferramentas de monitoria e auxílio a tomada de decisão de produtores agrícolas”, lembra.

Além dessa vivência, o profissional destaca que o PPGCA, por ser um programa de mestrado profissional, o permitiu estar próximo do mundo acadêmico e, assim, conhecer como a pesquisa funciona e alia o desenvolvimento de um produto final que até hoje auxilia nos laboratórios de pesquisa de entomologia na Embrapa Trigo, por exemplo. “Toda a interação durante o tempo de PPGCA para mim foi um grande diferencial. Tive a oportunidade de conhecer grandes pesquisadores e colegas, os quais até hoje divido e discuto ideias. Também pude frequentar eventos e conferências, onde aprendi muito sobre minha área de pesquisa e tendências futuras”, pontua Lins.

Inscrições abertas para o Mestrado profissional em Computação Aplicada
O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da UPF, que possui as linhas de pesquisa “Computação Pervasiva, Modelagem e Simulação” e “Sistemas Interativos e de Informação”, inscreve para o curso de Mestrado profissional até o dia 25 de novembro. Ao todo, são oferecidas 18 vagas.

Mais informações podem ser acessadas AQUI.