Pesquisa e Inovação

Pesquisa de egresso da UPF é premiada em congresso internacional

13/11/2018

16:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

De 29 de outubro a 1º de novembro, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF), professor Dr. Rafael Rieder, e o egresso do curso de Ciência da Computação da UPF Luis Henrique Faé Barboza participaram de Congresso Internacional em Computação Gráfica, na cidade de Foz de Iguaçu, no Paraná. As atividades ocorreram no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort.

O evento congregou três simpósios reconhecidos pela área de Ciência da Computação da CAPES: XXXI Conference on Graphics, Patterns and Images (SIBGRAPI), XX Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR) e XVII Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames). Todos os eventos são promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúnem pesquisadores, projetistas, estudantes e demais profissionais dos meios acadêmico, industrial e comercial, do Brasil e do exterior. No evento, divulgam-se avanços em pesquisa e aplicações sobre computação gráfica, processamento de imagens, realidade virtual, realidade aumentada e jogos digitais para a sociedade.

Na oportunidade, o professor Rieder e o egresso representaram a UPF apresentando cinco trabalhos científicos aceitos para publicação em proceedings da IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Os trabalhos apresentam o andamento e os resultados de projetos de pesquisa desenvolvidas pelo professor, no âmbito do mestrado, da iniciação científica e de atividades no UPF Parque. De acordo com o professor, foi a primeira vez que obteve-se aceites para as cinco trilhas do SVR:

- Trilha “Full papers”: Prior experience as an influencer in the Momentary User Experience: an assessment in immersive virtual reality game context;
- Trilha “Tutorials”: Realidade virtual e aumentada para negócios: uma experiência prática com ViroReact e JavaScript;
- Trilha “Graduate workshop”: Uma metodologia de avaliação de usabilidade de interfaces 3D para idosos;
- Trilha “Undergraduate workshop”: Uso de técnicas para redução de desconforto visual em um jogo com realidade virtual;
- Trilha “Demos and posters”: BigatoonVR.

Melhor trabalho
Dentre esses trabalhos, destaca-se o artigo apresentado pelo egresso Luis Faé no “Undergraduate Workshop”, que mostra os resultados de seu trabalho de conclusão de curso. De acordo com o professor, foi extremamente gratificante ver seu orientando e egresso receber o prêmio de 3º melhor artigo científico. “Essa premiação destaca a dedicação e o empenho do Faé e enaltece a qualidade de nosso papel como orientador na graduação, integrado às pesquisas na pós-graduação”, disse. 

O professor salientou ainda que o apoio de todos os autores envolvidos e da UPF foi fundamental para estar presente no evento. “A mobilização de alunos e professores que contribuíram conosco para a submissão e o aceite dos artigos foi ímpar. Foi um meio de representá-los, levar o nome da UPF e mostrar a nossa qualidade em pesquisa e desenvolvimento para professores e alunos do Brasil e do exterior, nos três eventos”, destacou. 

Por fim, o professor Rieder foi eleito vice-coordenador de Programa para a próxima edição do SVR, durante reunião plenária da Comissão Especial de Realidade Virtual e Aumentada da SBC. Em 2019, o SVR ocorrerá novamente em parceria com o SBGames e o SIBGRAPI no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes.