Pesquisa e Inovação

Mestrandos do PPGCA ministram oficinas em Congresso

22/10/2018

18:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os estudantes Leonardo Costella, Clayton Magalhães, Diego Patricio, Alisson Zanetti e Pedro Camera, do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF), participaram do I Congresso de Tecnologia da Informação, realizado pelo IFSul, Campus Passo Fundo, de 15 a 17 de outubro. Durante o Congresso, os mestrandos ministraram oficinas sobre os temas: "RIPE Atlas: Monitoramento da Internet ao alcance de todos"; "Progressive Web Apps"; "Introdução ao aprendizado de máquina utilizando Keras e TensorFlow"; e "Redes definidas por software e programação P4: conheça o futuro das redes". 

De acordo com o coordenador do PPGCA, professor Dr. Rafael Rieder, desde o ingresso no Programa, os estudantes são incentivados a desenvolver produções intelectuais. “Por ser um mestrado profissional, a CAPES contabiliza nossa inserção não somente por produções científicas, mas também por produções técnicas. Desenvolver software ou hardware, ministrar oficinas e minicursos, e participar de mesas redondas e palestras são alguns exemplos de produção técnica. É também uma forma de divulgar os produtos e o conhecimento desenvolvido na academia para a sociedade”, destacou.

Para o professor, ministrar essas oficinas foi uma forma de divulgar o que é feito na UPF em termos de pesquisa e ressaltar a importância de uma pós-graduação na formação profissional na área de Tecnologia da Informação (TI). Além disso, o coordenador também considera a participação uma forma de “quebrar o gelo”. “Muitos deles nunca tiveram essa oportunidade antes, de eles ensinarem, e isso é muito importante para a formação deles independente de atuarem ou não em uma instituição de ensino. É uma experiência que pode beneficiá-los em muitos casos, seja como professores ou mesmo no mercado de trabalho”, concluiu.