Pesquisa e Inovação

Mestrados e doutorados: qualificação profissional que resulta em valorização

12/01/2022

09:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com inscrições abertas para os mestrados e doutorados, UPF destaca a importância de cursar uma pós-graduação stricto sensu

Ingressar em um curso de mestrado e doutorado amplia as possibilidades de atuação e reconhecimento no mercado de trabalho. Seja uma melhor colocação nas instituições, empresas e organizações, no compromisso em assumir importantes responsabilidades em determinados cargos e na conquista de remunerações mais altas, ter no currículo uma pós-graduação stricto sensu qualifica, destaca e diferencia o profissional.

Conforme o coordenador da Divisão de Pós-Graduação - Setor Stricto Sensu da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dr. Pedro Domingos Marques Prietto, o mestrado, e em particular o doutorado, representam um grande diferencial de qualificação técnica, independente da área de atuação, de maneira que profissionais mestres e doutores estarão potencialmente mais aptos a buscarem posições mais especializadas e, portanto, com melhores remunerações ao longo da carreira. “Um outro aspecto importante é que profissionais com este tipo de qualificação estarão preparados para atuarem não só em instituições já existentes, públicas e privadas, mas como empreendedores, aplicando sólido conhecimento teórico, tecnologia e inovação”, comenta.

Mestrados e doutorados da UPF são reconhecidos pelas atividades de ensino e pesquisa

Com a preparação e a capacitação proporcionadas pelos mestrados e doutorados, o mercado de trabalho, segundo Prietto, cada vez mais valorizará a qualificação profissional de alto nível, especialmente em um mundo onde o maior capital e fator de competitividade é a capacidade de gerar conhecimento inovador. “A pós-graduação stricto sensu terá impacto no posicionamento inicial do profissional no mercado de trabalho (para jovens profissionais) e também na evolução da carreira. Em certos setores, como na área acadêmica, a titulação de mestrado e/ou doutorado é requisito fundamental tanto para o ingresso, em alguns casos, como para a progressão na carreira”, menciona o docente, ao salientar que existe forte relação entre o nível de desenvolvimento econômico e social de um país e o número de doutores por habitantes.

Mais de duas décadas de tradição na oferta de mestrados e doutorados
De forma a oportunizar que os profissionais se qualifiquem e, consequentemente, se destaquem em suas respectivas áreas, a UPF oferece à comunidade diferentes cursos de mestrado e doutorado. Com tradição na oferta de pós-graduação stricto sensu, pois já são 25 anos de história, a Instituição possui cerca de 2900 formados, entre mestres e doutores.   

Atualmente, a Universidade dispõe de 24 cursos, divididos em 15 de mestrado e 9 de doutorado, em praticamente todas as áreas do conhecimento, como agrárias, saúde, engenharias, ciências humanas, educação, entre outras. Segundo Prietto, as formações são reconhecidas pela qualidade das atividades de ensino e pesquisa que desenvolvem, fruto da infraestrutura moderna e diferenciada disponibilizada pela UPF, - como instalações e laboratórios contando com equipamentos avançados e com um parque científico e tecnológico -, mas, principalmente, da alta qualidade do seu corpo docente, composto por pesquisadores reconhecidos nacionalmente e também no exterior.

“Outro ponto a destacar é a inserção dos mestres e doutores formados pela UPF no mercado de trabalho, demonstrada pela atuação de destaque dos nossos egressos junto aos mais diversos setores da sociedade: instituições de ensino superior e de pesquisa; empresas e órgãos públicos; empresas privadas, entre outros”, finaliza.

Confira os cursos de mestrado e doutorado com inscrições abertas e inscreva-se:
- Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática - inscrições até 25/1
- Mestrado em Administração - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental - inscrições até 2/2
- Mestrado em Envelhecimento Humano - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em Letras - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em História - inscrições até 2/2
- Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação - inscrições até 2/2
- Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos - inscrições até 2/2
- Mestrado e Doutorado em Bioexperimentação - inscrições até 2/2
- Mestrado em Computação Aplicada - inscrições até 6/2
- Mestrado e Doutorado em Agronomia - inscrições até 11/2
- Mestrado e Doutorado em Odontologia - inscrições até 18/2

Acesse upf.br/pos e conheça mais os cursos da UPF.