Pesquisa e Inovação

Inscrições para mestrados e doutorados da UPF seguem abertas

16/06/2021

09:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Cursos, que integram diferentes Programas de Pós-Graduação, são destinados para quem busca qualificação

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estar em constante qualificação é fundamental para se destacar diante dos demais profissionais. Pensando em contribuir com a formação de quem busca aperfeiçoamento na sua área de atuação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) inscreve até o dia 28 de junho para diversos cursos de mestrado e doutorado.

A Instituição oferta vagas para os Programas de Pós-Graduação em Administração - PPGAdm (curso de mestrado); em Agronomia - PPGAgro (cursos de mestrado e doutorado); em Bioexperimentação – PPGBioexp (cursos de mestrado e doutorado); em Ciência e Tecnologia de Alimentos - PPGCTA (curso de mestrado); em Ciências Ambientais - PPGCiamb (curso de mestrado); em Computação Aplicada - PPGCA (curso de mestrado); em Educação - PPGEdu (cursos de mestrado e doutorado); em Engenharia Civil e Ambiental - PPGEng (cursos de mestrado e doutorado); em Envelhecimento Humano - PPGEH (cursos de mestrado e doutorado); em História - PPGH (cursos de mestrado e doutorado); em Letras - PPGL (cursos de mestrado e doutorado); e em Projeto e Processos de Fabricação – PPGPPF (curso de mestrado).

Formações contemplam diversas áreas

O processo de inscrição é feito totalmente on-line, por intermédio do preenchimento de informações cadastrais e envio da documentação exigida, a qual está especificada de forma detalhada no portal de inscrições, acessível AQUI.

A confirmação da inscrição somente ocorrerá mediante a submissão eletrônica da documentação e o recebimento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. Detalhes sobre o processo de seleção, matrículas, bolsas e benefícios financeiros encontram-se disponibilizados no edital.

Confira mais informações sobre os programas de pós-graduação da UPF:
- Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm
Dentre os seus objetivos, visa a produção de conhecimentos da ciência da administração na análise, elaboração e implementação de estratégias nas organizações. Também tem o intuito de formar e atualizar profissionais, capacitando-os para o ensino de graduação e de pós-graduação, para a pesquisa em administração e para a atuação no campo profissional, e instrumentalizando-os a serem atores ativos na transformação da realidade local e regional.

- Programa de Pós-Graduação em Agronomia – PPGAgro
O PPGAgro está lotado na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e visa a formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnologia e inovação na área de Agronomia.

- Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação – PPGBioexp
O PPGBioexp tem caráter interdisciplinar e possibilita que egressos de diversas áreas do conhecimento exercitem a experimentação científica em conformidade com as linhas de pesquisa do Programa, que são: “Microbiologia e imunologia”, “Biopatologia” e “Produção animal”.

- Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA
O Programa objetiva a formação de recursos humanos qualificados para atuação no ensino, pesquisa e no mercado de trabalho, desenvolvendo estudos avançados na área de ciência e tecnologia de alimentos.

- Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCiAmb
O PPGCiAmb possui vínculo com o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e é um programa que tem o intuito de capacitar recursos humanos na área de Ciências Ambientais por meio da progressiva convergência de conhecimento das ciências da natureza, sociais e tecnológicas.

- Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada – PPGCA
O PPGCA, que possui como área de concentração a “Computação Aplicada” e as linhas de pesquisa “Computação pervasiva, modelagem e simulação” e “Sistemas interativos e de informação”, caracteriza-se por promover a interação entre pesquisa, desenvolvimento e inovação na área, gerando soluções para as demandas locais.

- Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu
Com três linhas de pesquisa, que são “Fundamentos da educação”, “Processos educativos e linguagem” e “Políticas educacionais”, o PPGEdu é resultado da capacitação docente, do empenho na pesquisa e da formação continuada de profissionais altamente qualificados.

- Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental – PPGEng
O PPGEng possui como proposta alinhar decisões técnicas de engenharia com as principais questões de infraestrutura e meio ambiente do mundo contemporâneo.

- Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano – PPGEH
O PPGEH objetiva formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano.

- Programa de Pós-Graduação em História – PPGH
Tendo iniciado suas ações em 1998, o Programa possui como área de concentração “História, região e fronteiras” e conta com estabilizada posição de excelência na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, com inserção nacional e internacional. Suas três linhas de pesquisa são: “Política e relações de poder”, “Economia, espaço e sociedade” e “Cultura e patrimônio”.

- Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL
Vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o PPGL qualifica a prática científico-pedagógica dos profissionais, que atuam em diferentes níveis de ensino, investindo na discussão e no aprofundamento de temas ligados à área por meio de eventos.

- Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação – PPGPPF
O curso de Mestrado Profissional tem a sua orientação voltada para a indústria, em que são desenvolvidos estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação por alunos das engenharias e áreas afins.

Acesse também o site upf.br/pos e conheça mais sobre os cursos de pós-graduação da UPF.