Ensino

Abertas as inscrições para os exames de Proficiência em língua estrangeira

21/08/2017

16:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Interessados podem inscrever-se a partir desta segunda-feira, 21 de agosto, para os exames de Proficiência em leitura em Língua Inglesa, em Língua Espanhola, em Língua Francesa, em Língua Italiana e em Língua Alemã

O Curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF), juntamente com a Divisão de Pós-Graduação, setor stricto sensu, realizará os exames de proficiência em língua estrangeira destinados aos alunos de pós-graduação da UPF e demais interessados. Nesta edição, são oferecidos os exames de Proficiência em leitura em Língua Inglesa, em Língua Espanhola, em Língua Francesa, em Língua Italiana e em Língua Alemã, devendo o candidato observar os requisitos do Programa de Pós-Graduação em que o certificado será exigido.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira, 21 de agosto, e poderão ser efetuadas até 22 de setembro, pelo site www.upf.br > menu Sou UPF > Aluno > “Exames de Proficiência” ou na Central de Atendimento ao Aluno (CAA), Campus I da UPF. A taxa de inscrição é de R$ 165,00 para cada exame, devendo ser paga na rede bancária em até três dias após a inscrição ou diretamente na CAA no momento da inscrição.

Proficiência

Um exame de proficiência em leitura em língua estrangeira é um exame que avalia a capacidade de compreensão e interpretação do aluno na leitura de diferentes gêneros de textos. O que se privilegia em um exame desse tipo são as estratégias usadas pelo candidato na construção de um sentido para o texto que está lendo. Ser proficiente em leitura em língua estrangeira significa ser capaz, a partir de um texto, de construir sentidos, utilizando não apenas seu conhecimento da língua – de estrutura e de vocabulário – e de como os textos funcionam, mas também seu conhecimento de mundo e do contexto sócio-histórico em que vive. Para comprovar essa proficiência, é necessário ter conhecimento linguístico de vocabulário e de gramática.

Local e data dos exames

Os exames de Língua Espanhola, Francesa, Italiana e Alemã serão realizados nas dependências do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – prédio B4, Campus I da UPF, no dia 4 de outubro de 2017 – quarta-feira, às 8h15min, nas salas 223, 224 e 235. O exame de Língua Inglesa também será realizado nas dependências do IFCH, no dia 4 de outubro de 2017 – quarta-feira, às 14h, nas salas 223, 224, 235 e 236.

Os resultados serão divulgados, pela Divisão de Pós-Graduação, setor stricto sensu, na página da UPF, em menu Sou UPF > Aluno > “Exames de Proficiência”, e nas secretarias dos cursos de pós-graduação stricto sensu da UPF até 19 de outubro. Outras informações pelo e-mail proficiencia@upf.br.