Ensino

5º Seminário Nacional de Inclusão Digital inicia na próxima semana

04/05/2018

16:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Cultura digital na educação será o tema desta edição. Programação terá oficinas, workshops, conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos

Inicia na próxima segunda-feira, dia 7 de maio, a quinta edição do Seminário Nacional de Inclusão Digital (Senid). Promovido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo (Gepid/UPF), o evento terá como tema “Cultura Digital na educação”. As atividades serão realizadas na Faculdade de Educação (Faed) e no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF, em uma programação intensa que se estende ao longo dos dias 7, 8 e 9 de maio.

Segundo o coordenador do evento, o professor Adriano Canabarro Teixeira, a temática dessa edição nasce da constatação de que as práticas criativas da era digital, além de colocar em xeque as instituições da era industrial – como a escola e a universidade –, impõem grandes diferenças na natureza dos produtos e processos criativos.  Em um mundo de informações digitais em fluxo, cada indivíduo pode criar seus momentos de aprendizagem sobre temas de seu interesse.  

Uma das principais novidades nessa edição é que, pela primeira vez, todas as atividades realizadas durante os três dias de evento serão gratuitas e abertas à comunidade. A novidade, segundo os organizadores, é uma forma de fomentar a questão da cultura digital e chamar a atenção das pessoas para a importância desse debate. “A gente quer criar um ecossistema criativo, em que as pessoas possam vir, experimentar coisas, passear, interagir com outras pessoas”, explica Teixeira. 

A programação dessa edição inclui o Senid Junaj e do Senid Infano, workshops, conferências, mesas redondas, a I Etapa da 6ª olimpíada de Robótica Educativa Livre e o 2º Scratch Day UPF, e também oficinas, relatos experiência, lançamentos de livros e apresentação de artigo. 

Entre as atividades paralelas, o Senid terá ainda o II Workshop de Cultura Digital na Educação, o III Seminário de Inovações Educacionais, o I Workshop de Cultura Digital para área de TI, o I Workshop sobre Metodologias Ativas e o II Encontro dos Grupos de Educadores Google do RS e o III Encontro dos Núcleos de Tecnologia Educacionais do Estado do RS. 

A programação completa e todas as informações sobre o Senid estão disponíveis no site upf.br/senid.