Pesquisa e Inovação

Zoonoses são abordadas pelo projeto “Ciência nas Escolas”

27/08/2019

18:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ação desenvolvida por mestrandos e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Bioexperimentação da UPF ocorreu na Escola Estadual Joaquim Fagundes dos Reis

Mais uma etapa do projeto de Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF) "Ciência nas Escolas" foi realizada. No dia 22 de agosto, os mestrandos Natália Freddo, Joana Grandó Moretto e Diorges Setim e a doutoranda Rafaela Luíza Klein do Programa de Pós-graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) da UPF trabalharam o tema Zoonoses, com enfoque para os animais de companhia, com os estudantes das turmas do terceiro ano da Escola Estadual Joaquim Fagundes dos Reis.

Zoonoses são doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem. Os integrantes do PPGBioexp apresentaram e discutiram a importância da saúde dos animais e o seu impacto positivo na vida dos conviventes, salientando a importância de levar os seus animais para avaliação do médico veterinário, com intuito de estabelecer protocolo de vermifugação, controle de ectoparasitas e vacinação. “Os alunos foram muito receptivos, curiosos e com muita vontade de aprender. Participaram da conversa dividindo suas dúvidas e experiências conosco”, destacou o grupo do PPGBioexp.

Os estudantes do terceiro ano também receberam informações sobre quando encaminhar os seus animais para consulta veterinária. Receberam carteiras de vacinação pet, doadas pelo Pet Shop Pelos e Patas, para atualizarem as vacinas e medicamentos dos seus animais. Outro tema abordado foi a toxoplasmose. Um felino foi levado para a sala de aula como forma de enfatizar que os gatos não são o “problema” da disseminação da doença. O importante é realizar medidas higiênicas diárias com os animais de estimação.

Uma cartilha sobre zoonoses, fornecidas pela Divisão de Vigilância em Saúde, vinculada à Prefeitura de Passo Fundo, foi entregue aos estudantes com o objetivo de esclarecer os principais tópicos deste assunto de saúde pública. Os alunos receberam frascos de álcool gel e foram instruídos quanto à lavagem correta das mãos e ao uso do sanitizante. “Experiências como essa nos motivam e nos orgulham ao mesmo tempo, uma vez que um gesto tão simples pode impactar verdadeiramente a vida dessas crianças e orientá-las sobre assuntos muitas vezes desconhecidos por elas e por suas famílias”, enfatizaram os integrantes do PPGBioexp.

Sobre o projeto 
O projeto “Ciência nas Escolas” tem por objetivo levar o conhecimento de forma interativa, atraente e interdisciplinar para a comunidade, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade mais esclarecida e consciente. 

A próxima atividade que será desenvolvida pelos alunos do PPGBioexp será sobre a “Conscientização do Descarte Correto dos Medicamentos e seu impacto no meio ambiente”.