Geral

Os desafios e as perspectivas do agronegócio em pauta na UPF

07/03/2017

15:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Tema foi abordado na aula inaugural do curso de Medicina Veterinária e contou com a participação do ex-ministro Francisco Turra

A realidade do agronegócio no Brasil foi apresentada para os acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF). Para marcar o início do ano letivo, eles participaram de uma aula inaugural na manhã desta terça-feira (07/03). O palestrante convidado foi o ex-ministro da Agricultura e atual presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra. O evento contou com a presença da Vice-Reitora de Graduação, Rosani Sgari, do diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Hélio Rocha, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação, Luiz Carlos Kreutz, e de professores do curso.

A ideia do evento foi oferecer um momento de formação e atualização para os acadêmicos. Segundo o professor Eraldo Zanella, coordenador do curso, os alunos precisam estar conectados com o que está acontecendo no mundo e, além disso, trocar experiências com profissionais que têm uma contribuição significativa com o setor. “É uma grande satisfação trazermos um palestrante deste nível para conversar com os alunos. Uma pessoa que sempre teve comprometimento com o agronegócio regional e nacional representa um importante modelo para motivar nossos alunos a atuarem nesse setor, que cresce e se desenvolve cada vez mais”, destaca.

Em sua fala, Francisco Turra destacou os números que colocam o Brasil numa posição bastante especial no setor do agronegócio. Para ele, os acadêmicos precisam receber uma formação de qualidade para que possam ser ferramentas chave no processo de desenvolvimento do país. “A ideia é mostrar que o agronegócio no Brasil é algo muito especial. Somos um país vocacionado para produzir alimentos e fomos descobrindo isso na medida em que o tempo foi avançando. Hoje, temos uma agricultura da mais alta precisão e tecnologia. O mundo está buscando o Brasil porque produzimos com todos os requisitos da Organização Mundial da Saúde e, principalmente, com os requisitos do gosto do consumidor”, frisa.