Pesquisa e Inovação

IV Semana do Conhecimento encerra com debate sobre o “Futuro sustentável”

13/11/2017

16:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: JéssicaFrança

Jornalista André Trigueiro falou sobre a urgência de mudança de cultura e paradigmas para a preservação do meio ambiente

A IV Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF) encerrou na última sexta-feira,10 de novembro. O evento realizado Centro de Eventos da UPF promove a difusão do conhecimento por meio do ensino e da pesquisa, contando com a apresentação de diversos trabalhos científicos. A abertura da noite foi com o Coral da UPF, posteriormente a palestra de encerramento foi proferida pelo jornalista André Trigueiro, editor-chefe do programa Cidades e Soluções da Globo News, que falou sobre o “Futuro Sustentável” e a urgência de mudança de cultura para transformação da sociedade e meio ambiente. 

Estiveram presentes no evento o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin assim como a comunidade acadêmica que também participou das atividades ocorridas ao longo da semana. A quarta edição da Semana do Conhecimento teve como tema “Compartilhando e fortalecendo redes de saberes”, apresentando trabalhos, sessão de pôsteres, oficinas, rodas de conversas, festival de cinema, Mostra de Iniciação Científica (MIC), Mostra de Extensão (MEX), Mostra de Trabalhos de Pós-Graduação, 15ª Feira de Ciências, entre outras atividades realizadas em diversos locais da UPF.  “Essa é a quarta edição conjuntamente da Semana do Conhecimento, mas é a 27º Mostra de Iniciação Científica, então é uma tradição da Universidade que se consolida cada vez mais como um espaço de aprendizado”, destacou o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. 

Aproximando as práticas de ensino, pesquisa e extensão, a Semana do Conhecimento vem ao longo dos anos, consolidando-se como um espaço de diálogo e troca de saberes, promovendo a apresentação de mais de mil trabalhos ao longo da última semana. 

Mudança de cultura

Promovendo e ampliando espaços de formação e sensibilização para um olhar integralizado sobre as práticas desenvolvidas na Universidade, a IV Semana do Conhecimento encerrou levando a reflexão sobre a importante e necessária mudança de cultura para a recuperação e manutenção do meio ambiente e da vida. “Sabemos do trabalho do André em prol de um mundo diferente, sustentável. Ele se apresenta de uma forma diferente, pela forma esperançosa como ele aposta nesse novo projeto de sociedade e para nós é uma alegria enorme estarmos encerrando essa semana com sua apresentação”, destacou a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. 

Trigueiro destacou em sua apresentação que a sociedade já dispõe de conhecimento e tecnologia para realizar a mudança necessária, contudo ainda não ocorreu porque alguns grupos econômicos visando lucros exponenciais em curto prazo continuam promovendo ações que resultam em agravamento do efeito estufa, escassez de recursos hídricos, produção de lixo, destruição sistemática dos biomas, ecossistemas, entre outros. “Não é um capricho ou alternativa, é uma condição para a gente ter qualidade de vida. Hoje já há sinais preocupantes que o modelo de desenvolvimento e a maneira como a civilização se estrutura do ponto de vista das expectativas do que é ser feliz, do que é ter sucesso estão determinando a mais desvairada depredação, destruição dos recursos naturais não renováveis fundamentais para a manutenção da vida”, destacou.

O jornalista também ressaltou a inevitabilidade de convergência de políticas públicas, planejamento estratégico de empresas, grade curricular de instituições públicas e privadas de ensino sobre sustentabilidade. “A luz amarela está acesa na nossa frente gritando a urgência de um outro paradigma, outra forma de gerar emprego e renda, riqueza e construir valores. Não é uma opção, isso é uma demanda civilizatória”, finalizou. 

Visita Institucional 

O reitor da UPF, professor José Carlos Carles de Souza, recebeu, na tarde de sexta-feira, 10 de novembro, a visita do jornalista e palestrante André Trigueiro. O reitor destacou a alegria da Universidade estar recebendo o palestrante renomado, trocando ideias sobre meio ambiente e sociedade. 

Galeria de Vídeos