Pesquisa e Inovação

UPF divulga edital para candidaturas ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior

22/12/2020

15:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estão abertas, até 1º de março de 2021, as inscrições para candidaturas ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, oferecido pela Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. As orientações, prazos e documentações podem ser acessadas no Edital. A promoção da seleção é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O edital é lançado conjuntamente com os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), Bioexperimentação (PPGBioexp), Educação (PPGEdu), Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), Envelhecimento Humano (PPGEH), História (PPGH), Letras (PPGL) e Odontologia (PPGOdonto). O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior objetiva oferecer bolsas de estágio em pesquisa de doutorado no exterior, de forma a complementar os esforços realizados pelos programas de pós-graduação no Brasil na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de pesquisa e de inovação no país.

As bolsas são destinadas aos alunos que comprovem qualificação para usufruir, no exterior, da oportunidade de aprofundamento teórico, coleta e/ou tratamento de dados e/ou desenvolvimento parcial da parte experimental da tese a ser defendida no Brasil. Para participar o candidato deve estar regularmente matriculado no curso de doutorado, além de ter obtido aprovação no exame de qualificação ou ter cursado, ao menos, o primeiro ano do doutorado, tendo como referência a data de encerramento das inscrições neste Edital.

As inscrições deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, diretamente às secretarias dos programas de pós-graduação de vínculo até 1º de março de 2021.