Pesquisa e Inovação

Uma noite para celebrar a busca pelo conhecimento

27/06/2022

12:02

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

UPF diplomou aproximadamente 90 novos mestres e doutores em cerimônia presencial aberta para familiares e amigos

Depois de dois anos sem grandes atividades presenciais, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu, no sábado, 25, a formatura de quase 90 novos mestres e doutores. A diplomação contou com a participação de familiares e amigos e reuniu centenas de pessoas. Os novos titulados somam-se aos mais de 3 mil mestres e doutores formados pela UPF.

Os novos mestres e doutores concluíram suas dissertações e teses nos 15 programas de pós-graduação oferecidos pela Universidade. Para receberem o diploma, foram acompanhados de seus orientadores. A solenidade contou com a participação do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, do vice-reitor Administrativo, Dr. Antônio Thomé, do coordenador Stricto Sensu da UPF, Dr. Pedro Prietto, além dos coordenadores dos programas.

Em sua fala, o Dr. Rogério da Silva agradeceu o empenho de todos para que a conclusão dos trabalhos fosse feita. “Essa celebração é uma forma de mostrar para a sociedade a importância do conhecimento para a evolução de uma sociedade. A UPF é grata por cada um que escolheu fazer um mestrado ou doutorado aqui e temos a felicidade de poder participar ativamente desse processo de construção de um país melhor”, pontuou, ressaltando ainda que a Universidade oferece uma formação desde o Ensino Fundamental até a possibilidade de um pós-doutorado.

Para Antônio Thomé, essa etapa da formação é que vai consolidar todo o caminho trilhado. Apesar dos desafios, ainda mais diante de uma pandemia, agora os novos mestres e doutores vão poder atuar em suas áreas de maneira mais efetiva e com condições de transformar o mundo. “Não foi um caminho fácil, também tivemos perdas e tivemos que nos organizar. Por isso, deixei a pasta de pesquisa e pós-graduação para assumir a pasta administrativa. Esse momento difícil também nos ajudou a melhorar e ampliar a maneira como desenvolvemos as atividades. Essa fase da vida é muito importante e cria laços e ferramentas que nos ajudam na produção do conhecimento e de uma sociedade melhor. Um trabalho de muitos e um momento de consolidação de uma formação de qualidade”, finalizou.

Desafios superados e caminhos novos à frente
Escolhida entre todos para ser a oradora do momento, a mestra Magali Ziger, do Programa de Pós-Graduação em Educação, destacou que ao longo dos últimos anos cada um teve que enfrentar não apenas os desafios inerentes à formação, mas também questões pessoais. Conforme ela destacou no discurso, a celebração marca o encerramento de um momento único da vida de todos e o início de um novo ciclo. “Cada um aqui teve um desafio e passou por ele, ao mesmo tempo em que ia superando os desafios do mestrado ou do doutorado. Sabemos que não foi fácil, mas tivemos nossos professores ao nosso lado, assim como nossas famílias e amigos e isso nos fez chegar até aqui. Agora é hora de seguir adiante”, destacou.

Saiba mais sobre os mestrados e doutorados oferecidos pela UPF, acessando AQUI.