Universidade

Seminário sobre a araucária tem painel da inovação e debate o uso do pinhão na alimentação

25/05/2018

16:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O III Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária, evento realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF) de 23 a 25 de maio, tem sido palco de um importante debate acerca da conservação dessa árvore. As atividades são realizadas no Centro de Eventos da UPF e reúne representantes de todo o país e duas comitivas argentinas de Instituições de Missiones e de La Plata.

A manhã dessa quinta-feira, dia 24 de maio, contou com um painel que abordou as possibilidades de consumo do pinhão, sua inovação e as pesquisas que vem sendo feitas na área. As atidades iniciaram com a apresentação da palestra “O pinhão como alimento: possibilidades e inovações”, com a Dra. Leilane de Conto, do IFSC-Campus Urupema. Uma mesa redonda ainda debateu outros temas, entre eles: “Utilização do pinhão como alimento: avanços nas pesquisas”, “Potencial de uso do pinhão da araucária no desenvolvimento de produtos de conveniência por extrusão termoplástica”, e “Incorporação de farinha de pinhão no preparo de pré-mistura para bolos isentos de glúten”, integrando também os pesquisadores Dr. Carlos Wanderlei Piler de Carvalho, da Embrapa; e Dra. Mônica Ikeda, da Granotec e UFPR.

À tarde, um painel sobre “Certificação Para o Uso Sustentável da Flora Nativa do Rio Grande do Sul” foi abordado por representantes da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (SEMA/RS). Após, os congressistas foram divididos e participaram de uma série de oficinas, entre elas “Formação de Pomar para Araucária”, “Alternativas para o consumo do pinhão”, “Cerveja de Pinhão”, “Processamento de frutos da FOM” e “Recuperação de áreas degradadas com a Araucária (prática na FLONA/Mato Castelhano)”.

Coordenador do evento, o professor Jaime Martinez destaca que o evento reúne pesquisadores envolvidos com o pinheiro-brasileiro e a Floresta com Araucária, que atuam em áreas de conservação, produção e inovação, e que podem subsidiar o poder público na elaboração de políticas públicas voltadas a salvar uma árvore que foi amplamente explorada no Brasil. “Ao valorizarmos um produto regional, cada vez com maior aceitação no mercado, estaremos incentivando os plantios da araucária dentro das propriedades rurais”, destaca ele.

Reconhecimento

O III Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária também oportunizou um momento de reconhecimento para personalidades que tiveram um trabalho expressivo para o contexto. Na quinta-feira, 24 de maio, foi homenageado o representante de Santa Catarina, o botânico e pesquisador João Mattos, que está com 92 anos e foi quem escreveu os primeiros livros sobre o pinheiro brasileiro. Mattos foi representado pela filha, que recebeu a honraria, um reconhecimento pelo trabalho realizado durante tantos anos.

Seminário Sul-Brasileiro

O III Seminário Sul-Brasileiro sobre a Sustentabilidade da Araucária é uma realização do Projeto Charão do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UPF e uma promoção de diferentes instituições. Além da UPF, são promotoras a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Embrapa Florestas. O objetivo é oportunizar um amplo debate sobre o uso sustentável, a produção e a conservação do Pinheiro-Brasileiro, envolvendo sociedade e poder público do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.