Ensino

Professores da UPF participam de congresso em Minas Gerais

13/09/2017

10:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os professores do curso de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF), Dr. Carlos Forcelini e Dra. Carolina Deuner, participaram do 50° Congresso Brasileiro de Fitopatologia, realizado de 21 a 23 de agosto de 2017, e do II Workshop Brasileiro de Ferrugem da Soja, no dia 24 de agosto, em Uberlândia, Minas Gerais. 

Para os dois eventos, foram enviados 20 trabalhos com participação de alunos de graduação e de pós-graduação em Agronomia da UPF. Segundo a professora Carolina Deuner, o PPGAgro vem se destacando pela produção científica de qualidade, que tem oportunizado aos alunos vivenciar experiências científicas, resultando na publicação de trabalhos em revistas científicas de alto nível e também em revistas de extensão que visam atender às necessidades de informação dos produtores da região. A professora ainda ressaltou que a qualidade das publicações do Programa vem aumentando ao longo dos anos, devido à seleção de alunos comprometidos e à dedicação dos professores.

Outro destaque do evento foi a palestra do professor Carlos Forcelini, considerado uma autoridade no Brasil em controle químico de doenças em soja. O professor abordou os conceitos básicos sobre resistência de fungos a fungicidas e mostrou a situação atual do controle químico de doenças em soja no Brasil. A palestra foi a base para o entendimento sobre aspectos moleculares da resistência de Phakopsora pachyrizi (ferrugem asiática ou da soja), assunto ministrado logo após a sua fala pelo renomado pesquisador Dr. Andreas Mehl, da empresa Bayer. 

De acordo com Carolina, além dos trabalhos apresentados e da palestra ministrada, a participação em congressos possibilita a integração com pesquisadores do Brasil e do mundo e abre a possibilidade de cooperação entre instituições, visando formar parcerias de pesquisa.