Pesquisa e Inovação

PPGAgro promove Agrociência em Pauta

16/09/2019

17:32

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Em sua primeira edição, evento terá como tema “Agricultura digital: sensores e aplicativos no campo”

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF) promove a primeira edição do Agrociência em Pauta. A atividade ocorre no dia 23 de setembro, no auditório do curso de Medicina Veterinária, Campus I da UPF. Durante o evento, serão realizadas palestras que abordarão o tema central. “Agricultura digital: sensores e aplicativos no campo”. A abertura está marcada para as 14h, com o coordenador do PPGAgro, professor Dr. Edson Bortoluzzi. 

Programação
Às 14h15min, haverá a palestra “Aplicação de sensoriamento remoto e base de dados espaciais na sustentabilidade da agricultura brasileira”. A temática será explorada pelo pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária e do Agricultural Research Centre for International Development/France (Cirad), Dr. Edson Bolfe.

Logo após, a partir das 15h10min, a pesquisadora da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e coordenadora do curso de pós-graduação em Sensoriamento Remoto do Inpe, Dra. Ieda Del’Arco Sanches, debaterá sobre “Curso de pós-graduação em sensoriamento remoto e pesquisa em sensoriamento remoto agrícola no Inpe”. A programação tem sequência às 16h, com a palestra “Aplicação de drones na agricultura”, que será ministrada pela geóloga e professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, Me. Michele Fornari.

Por fim, às 16h40min, ocorre mais um debate. O tema “Sistema de alerta antecipado: a brusone do trigo” será abordado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da UPF e pesquisador na Embrapa Trigo, Dr. José Maurício Fernandes. 

Inscrições
A comunidade acadêmica da UPF e os demais interessados estão convidados a participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp (54) 99656-7200 e pelo e-mail anahummes@gmail.com. As vagas são limitadas.