Universidade

Parceria entre UPF e Basf resulta em desenvolvimento regional

23/07/2020

17:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Informações sobre cultivares estão sendo produzidas no Campo Experimental da UPF

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do curso de Agronomia em parceria com a empresa multinacional Basf, está produzindo informações sobre cultivares de trigo, cevada, aveia e uso de defensivos agrícolas. Essa iniciativa proporciona maior visibilidade regional do Campo Experimental da UPF. A ação é coordenada pela professora da Agronomia e da pós-graduação em Agronomia, Dra. Carolina Deuner e por Diego Pires que atua no desenvolvimento de mercado da Basf.

De acordo com a professora Carolina, a parceria já rende bons frutos, pois na tarde de quarta-feira, dia 22 de julho, a cooperativa Cotrijal, representada pelo coordenador técnico de Validação de Pesquisa, Fernando Martins; pelo coordenador técnico de Difusão, Alexandre Doneda e pela coordenadora de Tecnologia de Aplicação, Mariah Dupont Mattei, visitaram o campo experimental da UPF para atualizar seus conhecimentos técnicos nessas áreas.

Segundo a professora Carolina Deuner, por meio da parceria estão sendo produzidas informações de boa qualidade sobre os cultivares. “As informações na área de doenças, pragas, plantas daninhas e cultivares são muito dinâmicas, por isso a atualização técnica constante dos profissionais ligados ao agronegócio é muito importante, disse.

Além disso, conforme a professora, os alunos de graduação têm oportunidade de acompanhar a cultura e realizar todas as atividades desenvolvidas no campo, já que essa parceria prevê duas bolsas para alunos de graduação. “Outras visitas, como essas já estão sendo solicitadas por outras cooperativas e empresas, já que além de parcerias, muitos professores desenvolvem atividades de pesquisa com os alunos de graduação e pós-graduação que direcionam recomendações técnicas em toda região nas culturas de inverno”, destacou a professora.