Ensino

Mestrando em Agronomia participa de formação em Nova Iorque

16/08/2019

15:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

A State University of New York (SUNY) em New Paltz foi o destino escolhido pelo estudante Afonso Henrique Schaeffer, que realiza seu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) da UPF. Lá, ele participou de dois cursos internacionais: Competitive Project Management e English Business. No total, 184 estudantes de 20 países participaram dos cursos oferecidos pela universidade em parceria com a International Business School (IBS).

De acordo com Afonso, a State University of New York é uma das maiores e mais tradicionais universidades americanas, pertencente ao estado de Nova Iorque e fundada em 1828. Ele destaca que o intercâmbio foi uma experiência incrível, com ganhos profissionais, de relações sociais e culturais. Ressalta que a experiência internacional baseada no diálogo com professores nativos e executivos locais valorizou o curso, aprimorando o aprendizado da língua inglesa e promovendo o desenvolvimento pessoal. “As visitas ao International Institute of Learning (IiL) e à sede da ONU tornaram o intercâmbio ainda mais especial. Conhecer pessoas de diferentes culturas e países, como Espanha, Colômbia, Argentina, Peru, México e Filipinas, no decorrer do curso enriqueceu muito a experiência, e com certeza será algo que levarei para vida”, conta.

Dentre as atividades realizadas em sala de aula, evidencia o desenvolvimento e a resolução de futuros problemas em um projeto, além da utilização de um simulador de gestão de projetos elaborado pela Harvard Business School. A realização de cursos internacionais faz parte da internacionalização do PPGAgro. 

No Programa, Afonso realiza dissertação sob orientação da professora Dra. Nadia Canali Lângaro e coorientação do professor Dr. Leandro Vargas (Embrapa Trigo). Em seu projeto de pesquisa, o mestrando busca controlar a ressemeadura natural de sementes de azevém em cultivos comerciais de outras gramíneas de importância econômica.