Pesquisa e Inovação

Mestrado e Doutorado em Agronomia da UPF com inscrições abertas

20/05/2021

08:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

PPGAgro objetiva a formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico

Tendo destaque pela forte inserção social na região Sul do Brasil, além da expansão constante das parcerias internacionais por meio de intercâmbio docente e discente e de realização de pesquisas em conjunto com intuições nacionais e estrangeiras, o Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF) está com inscrições abertas nos cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia. Interessados podem se inscrever AQUI até o dia 28 de junho.

O PPGAgro está lotado na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) e objetiva a formação qualificada de recursos humanos para o mercado acadêmico e não acadêmico, com vistas ao estímulo ao desenvolvimento da pesquisa científica, tecnologia e inovação na área de Agronomia. Desde o início de suas atividades, em 1996, até novembro de 2020, já foram formados centenas de alunos que atuam em diversos segmentos, como a docência no Ensino Superior; em instituições de pesquisa estaduais ou federais; em empresas privadas na área de Pesquisa e Desenvolvimento; em extensão rural, assistência técnica e consultoria, entre outros.

Primeiro Programa em nível stricto sensu da UPF, o PPGAgro possui como área de concentração dos cursos de mestrado e doutorado a “Produção Vegetal”, e as linhas de pesquisa “Mecanismos e processos na interação solo-microorganismo-planta-atmosfera em produção vegetal” e “Tecnologias e manejo de plantas em sistemas agropecuários”.

Ingresso
Podem se candidatar ao mestrado e doutorado engenheiros agrônomos, biólogos, engenheiros florestais e demais profissionais que atuam ou desejam atuar em interação com as áreas de ciências agrárias. A inscrição é feita de forma on-line, por intermédio do preenchimento de informações cadastrais e envio da documentação exigida. No total, são ofertadas 16 vagas para o Mestrado e 8 vagas para o Doutorado em Agronomia.

A seleção é constituída pelas seguintes etapas: 1 - prova de interpretação de texto em língua inglesa e prova de interpretação e redação de resultados de pesquisa vinculados à área agronômica; 2 - análise do currículo Lattes; e 3 - entrevista com provável orientador. Essas fases devem ocorrer no período de 5 a 14 de julho.

O resultado dos candidatos aprovados será divulgado até o dia 15 de julho. Já as matrículas acontecem de 26 a 30 de julho. O semestre letivo inicia em 2 de agosto.

Mais informações sobre o Mestrado e Doutorado em Agronomia estão disponíveis em upf.br/ppgagro. Acesse neste link o edital do processo seletivo.