Pesquisa e Inovação

Possibilidade de intercâmbio constitui Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UPF

18/10/2021

10:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Universidade inscreve para os cursos de Mestrado e Doutorado em Agronomia

É com o objetivo de formar profissionais para o meio acadêmico e não acadêmico, de maneira a estimular o desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação na área da Agronomia, que a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece à comunidade o Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro). Contemplando os cursos de Mestrado e Doutorado, a Instituição está com inscrições abertas para novas turmas em 2022.

O PPGAgro possui as atividades de pesquisa científica e as relacionadas aos planos das disciplinas permeadas por práticas educativas, promotoras da construção e da reconstrução do conhecimento. Além disso, com a área de concentração “Produção vegetal”, o Programa destaca-se pela forte inserção social na região Sul do Brasil, bem como pela expansão constante das parcerias internacionais por meio de intercâmbio docente e discente e de realização de pesquisas em parceria com instituições nacionais e estrangeiras.

Egresso do Mestrado e Doutorado em Agronomia, Jackson Korchagin conhece bem a forte internacionalização do PPGAgro. Ele conta que, foi através de um projeto internacional desenvolvido pelo professor Dr. Edson Bortoluzzi, em conjunto com professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Poitiers, na França, teve a possibilidade de realizar o Doutorado em cotutela.

“Nessa modalidade de doutorado, desenvolvi parte dos meus estudos na UPF e parte na Universidade de Poitiers, e, ao final, obtive dupla titulação (doutorado reconhecido pelas duas instituições) - o primeiro doutorado da história da UPF nesse sistema. A estadia de um ano e quatro meses na França foi um marco na minha formação, me colocando em contato com pesquisadores internacionais, com a cultura de outro país e estreitando laços de amizade que são mantidos até hoje”, relata.

Interesse pela ciência
Atualmente, Korchagin é o responsável técnico e gestor do Laboratório de Solos da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV) da UPF. Ele também é docente no curso de Agronomia do Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg), em Sarandi (RS). O PPGAgro contribuiu com sua carreira no sentido de oportunizar o convívio com professores pesquisadores que moldaram o seu perfil profissional. “Desenvolvi a curiosidade pela ciência, o rigor nas pesquisas, a comunicação verbal e escrita e reforcei questões éticas. A formação oferecida pelo PPGAgro torna os profissionais aptos a desenvolver atividades de liderança, com competências técnica e científica e visão sistêmica, seja atuando na pesquisa, ensino ou extensão”, destaca.

O corpo docente qualificado, a infraestrutura disponível e a possibilidade de intercâmbio foram determinantes para o seu ingresso no Programa. “As bolsas de iniciação científica que tive durante a graduação me colocaram em contato com a pesquisa e estreitaram minha relação com os professores da Instituição, o que despertou o interesse em aumentar minha qualificação. A partir daí, o processo foi natural, finalizando uma etapa e já iniciando outra, sempre com um desafio que exigia maior dedicação, organização, responsabilidade e trabalho”, comenta Korchagin, ressaltando que as bolsas CNPq e Capes foram essenciais para o desenvolvimento e manutenção das suas atividades de pesquisa durante os cursos de Mestrado e de Doutorado.

Ingresse no PPGAgro
Com duas linhas de pesquisa, que são “Mecanismos e processos na interação solo-microorganismo-planta-atmosfera em produção vegetal” e “Tecnologias e manejo de plantas em sistemas agropecuários”, o PPGAgro inscreve para o Mestrado e Doutorado em Agronomia até 25 de novembro. Os cursos são voltados para engenheiros agrônomos, biólogos, engenheiros florestais e demais profissionais que atuam ou desejam atuar em interação com as áreas de ciências agrárias.

Outros detalhes podem ser acessados neste link.