Pesquisa e Inovação

Aluna do PPGAgro da UPF realiza doutorado na Espanha

26/04/2017

10:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF), a doutoranda Fabíola Stockmans de Nardi está realizando seu doutorado-sanduíche na Universidade de Almeria, Espanha. Orientada na UPF pela professora Dra. Eunice Oliveira Calvete, a aluna está desenvolvendo seu trabalho com bolsa pela Capes, em conformidade com o Edital nº 19/2016-Capes/PDSE, sob a orientação, na Espanha, da Dra. Maria Del Carmen Salas Sanjuán.

Durante seu estágio de doutorado-sanduíche, Fabíola irá realizar pesquisas envolvendo diferentes culturas hortícolas no sistema de cultivo sem solo, utilizando solução nutritiva de origem orgânica (organoponia). Nesses ensaios, serão testadas misturas de substratos como fibra de coco e compostagem orgânica, reutilizados de outros cultivos e ainda sem uso, com inoculação de microorganismos como bactérias solubilizadoras do nutriente fósforo, bactérias nitrificantes e fungos micorrízicos arbusculares (FMA).

O objetivo dos estudos da doutoranda é avaliar o estado nutricional das culturas por meio de análises de seiva, bem como verificar a atividade dos micro-organismos, a partir de análises de atividade enzimática, a fim de correlacionar esses atributos para a determinação de um meio de cultivo eficaz para o rendimento das culturas. O trabalho na Espanha complementará os estudos realizados na UPF, com treinamento em novas técnicas ainda não utilizadas no Brasil.