Ensino

UPF promove Aula Inaugural do PPGAdm

16/03/2018

17:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

“Interdisciplinaridade e operacionalismo no ensino e na pesquisa” foram tema de palestra proferida pelo professor Homero Dewes

O Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) promoveu nesta sexta-feira, 16 de março, uma Aula Inaugural marcando o início das atividades acadêmicas do programa em 2018. A aula realizada no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) foi ministrada pelo professor Dr. Homero Dewes, que abordou o tema “Interdisciplinaridade e Operacionalismo no Ensino e na Pesquisa”. 

A atividade contou com a participação da presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professora Maristela Capacchi. “A Aula Inaugural é muito importante para dar um incentivo aos professores e alunos. A UPF vem investindo na pós-graduação e continuará porque é importante para qualificação dos cursos tanto de graduação, quanto da pós-graduação”, afirmou.

O diretor da Feac, professor Eloi Dalla Vecchia, destacou em seu discurso a satisfação da unidade acadêmica estar provendo um evento como esse. “É muito importante porque se traz um professor de renome e uma mensagem muito positiva para alunos que ingressam no mestrado”, observou.

O PPGAdm possui duas linhas de pesquisa, sendo a de Competitividade e Marketing; e de Comportamento, Aprendizagem e Gestão de Pessoas. “O início das atividades do PPGAdm é motivo de orgulho porque essa é a turma número quatro. Então temos alunos concluintes e outros que estão ingressando, sendo 16 alunos regulares e outros 8 que cursam na modalidade de disciplina isolada”, informou o vice - coordenador do PPGAdm, professor Rodrigo Angonese. 

De acordo com o palestrante, o Programa de Administração converge conhecimento em todas as áreas. “O administrador na sua formação, e por sua índole carrega uma sensibilidade em todos os campos do conhecimento, porque as atividades são múltiplas, as expertises também, possibilitando oportunidades infinitas. Portanto o estudante de pós-graduação para transcender, precisa construir o conhecimento, suas aptidões nas diferentes áreas, para com isso desenvolver um olhar interdisciplinar”, esclareceu.

No período da manhã, o professor Dewes juntamente com a professora Paloma Mattos, participaram da banca do aluno do PPGAdm e também professor da UPF, José Roberto da Silva Soveral, que apresentou o trabalho “O paradigma estrutura-conduta-desempenho: um estudo nas grandes empresas da indústria de joias de Guaporé-RS”.