Pesquisa e Inovação

Mestrandas do PPGAdm da UPF participam de congresso internacional no Chile

04/10/2018

18:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Discentes, egressas e professoras do PPGAdm apresentaram trabalhados no evento

Promovido pela Rede Latino-Americana de Pós-Graduação em Administração e Estudos da Organização, o V Congresso Internacional Red Pilares, realizado entre os dias 26 e 29 de setembro, em Santiago, no Chile, contou com a participação de professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF). O evento, que ocorre a cada dois anos, tem o objetivo de buscar facilitar mecanismos de mobilidade estudantil e docente, pesquisa conjunta, disseminação de resultados acadêmicos, eventos acadêmicos, cooperação em atividades diversas de pesquisa e outras atividades acadêmicas comuns ao intercâmbio universitário.

A mestranda Sandra Mara Berti apresentou o trabalho “Vamos jogar? ” – Capacitação profissional por meio da gamificação", que tem co-autoria da professora orientadora Dra. Anelise Rebelato Mozzato. O trabalho apresentou resultados parciais da pesquisa de Sandra, que faz parte de um projeto maior que está em andamento e sob a coordenação da professora, envolvendo ao Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) por meio da empresa incubada Splora e do PPGAdm.  Já a mestranda Nadiesca Manica dos Santos apresentou o trabalho "Gestão do conhecimento em pequena empresa familiar brasileira: Um estudo de caso", com co-autoria da professora orientadora Dra. Denize Grzybovski, da egressa do PPGAdm, Sonali Marla Spiller e da mestranda Talita Bernardi Goettems. 

Também apresentou trabalho no evento, a egressa do Programa Marcilde Sabadin. Também com co-autoria da professora Anelise, o trabalho é intitulado como "Facilitar ou dificultar? Caminhos para a gestão do conhecimento".  

De acordo com as mestrandas, Sandra e Nadiesca, foi uma experiência única participar efetivamente de um evento internacional tão importante. Elas também salientaram que estar debatendo junto a renomados pesquisadores Latinos-Americanos foi um momento de grande aprendizagem, ainda mais estando em outro país, vivenciando a experiência como um todo. “A participação no Congresso Red Pilares nos proporcionou momentos únicos, debatemos com pesquisadores de diversos países da América latina, dentre eles México, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, Colômbia, além de pesquisadores brasileiros de diferentes estados. Imersas nesse ambiente multicultural, ampliamos nossa rede de contatos e vivenciamos nesses quatro dias de evento, diferentes culturas e realidades. Os momentos de debates se estendiam para além das salas temáticas, o que enriqueceu ainda mais nosso aprendizado”, destacaram as egressas.