Pesquisa e Inovação

Docentes e estudantes da UPF participam de evento na Argentina

23/10/2019

15:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Além da apresentação de trabalhos, viagem também teve como objetivo firmar um convênio para realização de projetos com o Instituto de Capacitación y Desarollo Empresarial

Um grupo de docentes do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) e de acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção da Universidade de Passo Fundo (UPF) esteve, na última semana, em Posadas, na Argentina, para participar da III Expo Empreendedor INCADE 2019. No evento, as professoras do PPGAdm Dra. Denize Grzybovski e Dra. Anelise Rebelato Mozzato apresentaram o trabalho “Trabajo, voluntariado y motivación en tiempo de crisis”. 

Já os acadêmicos Cezar Leandro Petri, Cristian dos Santos Ceccagno, Caroline Santiago Callai e Diulia Corazza de Lima, acompanhados pelo professor Dr. Nilo Alberto Scheidmandel, apresentaram o trabalho “Proyecto sillas de ruedas”, projeto em que restauram e criam cadeiras de rodas para doação.

A professora Denize e a professora curso Técnico em Administração do Colégio Estadual Pe. Colbachini Roselene Tânia Finato,  também apresentaram um trabalho intitulado “Ações coletivas na gestão de organizações da economia social: o caso da Associação dos Trabalhadores Rurais da Linha Terceira”, durante a “Plenária Empreendedor INCADE”, que ocorreu paralelamente à Expo e que teve como tema “El empreendedorismo rompiendo barreras”. 

Convênio
Ainda durante a Plenaria Empreendedor INCADE, foi firmado o convênio Marco de Cooperação Acadêmica e Assistência Técnica entre a UPF e o Instituto de Capacitación y Desarollo Empresarial, que prevê a realização de projetos e planos de promoções nacionais e internacionais, de interesse comum, em parceria entre as duas instituições de ensino. 

Para a professora Denize, participar das atividades organizadas pela INCADE tendo o empreendedor como um ser social tem um significado especial: “despertar nos estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Engenharia de Produção o espírito de partilha de conhecimentos e socialização dos seus trabalhos acadêmicos numa pretensão maior de mudar o mundo com suas práticas. Afinal, somos uma Universidade que detém um mundo de conhecimentos e esses são reconhecidos efetivamente como transdisciplinares”, destacou.