Ensino

Docente da Feac apresenta trabalho em Congresso Internacional

23/11/2018

11:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A professora Dra. Ana Claudia Machado Padilha, do curso de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), ligados à Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade de Passo Fundo (Feac/UPF), participou do XI Congresso Internacional de Turismo Rural y Desarrollo Sustentable (CITURDES), ocorrido de 14 a 16 de novembro. O evento foi promovido pela Universidade Nacional da Costa Rica, Campus Nicoya. Na oportunidade, Ana Claudia apresentou resultados de seu pós-doutoramento em Desenvolvimento Rural realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ela foi acompanhada de seu supervisor do pós-doutoramento, professor Dr. Marcelino de Souza (UFRGS), o qual teve participação no projeto de desenvolvimento, que é centrado nas discussões do turismo rural. Na 1ª edição do congresso, realizada no ano de 1998, e, no ano de 2006, Souza assumiu a governança do congresso com edições realizadas no Brasil, e, nos próximos anos, em países como México, Portugal, Espanha e, este ano, na Costa Rica. A próxima edição, em 2020, ocorrerá no Panamá.

Segundo Ana Claudia, os estudos relacionados ao turismo rural e desenvolvimento sustentável põem em discussão os aspectos negativos e positivos que levam a novas pesquisas que, por sua vez, afetam positivamente as políticas públicas, a gestão estratégica dos empreendimentos e, especialmente, apresenta um potencial motor de desenvolvimento econômico regional e geração de renda para as famílias que ofertam esse tipo de serviço.

Ainda, conforme a docente, há uma crescente complexidade no desenvolvimento do turismo rural. “As novas manifestações em nível nacional e internacional colocam os estudantes da área para trabalhar de forma interdisciplinar para melhor compreender as novas tendências, de tal forma que o turismo não esteja dissociado das demais atividades que ocorrem no contexto rural”, disse.

Por fim, para a professora Ana Claudia, as participações nessas discussões vão ao encontro das abordagens de pesquisas que os alunos da graduação e do Mestrado em Administração da Feac/UPF vêm desenvolvimento ao longo do tempo. “Ao se estudar o fenômeno do turismo e tomar conhecimento de pesquisas e debater com professores de outros países, é perceptível a potencialidade que essas iniciativas apresentam no Brasil ao demandarem, cada vez mais, conhecimentos administrativos e estratégias que deem conta de responder aos desafios que pressionam os padrões de competitividade do setor”, comentou.