Pesquisa e Inovação

Artigo de docente da UPF entre os melhores na temática desenvolvimento sustentável

20/05/2019

16:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Trabalho foi pré-selecionado pela International Sustainable Development Research Society (ISDRS). Vencedores serão homenageados durante Conferência na China

O International Sustainable Development Research Society (ISDRS) atua como um centro de conhecimento central em pesquisas sobre desenvolvimento sustentável. A Sociedade seleciona os melhores artigos na área e, em 2018, o artigo da professora Dra. Janine Fleith de Medeiros, docente dos programas de Pós-Graduação em Administração e em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo (UPF), “Design for Sustainable Comport - DfSB): Análise de estruturas existentes de estratégias de mudança de comportamento”, ficou entre os 10 pré-selecionados. 

De acordo com Janine, diante da problemática ambiental, o reconhecimento de que os usuários desempenham um papel fundamental na geração de mais (ou menos) impacto durante o uso de produtos levou a estudos sobre design e como ele pode ser usado para influenciar o comportamento dos usuários. Nesse cenário, abordagens e ferramentas que se concentram explicitamente no Design for Sustainable Behavior começaram a ser desenvolvidas. 

Ela explica que, conceitualmente, o Design for Sustainable Behavior foca nos produtos e em como eles podem ser projetados para que o usuário se comporte de maneira mais sustentável durante o uso. “Como havia necessidade de unificar as distintas abordagens em um modelo único, no estudo em questão, elencamos semelhanças, diferenças e complementações percebidas nos distintos modelos a partir do desenvolvimento de entrevistas com especialistas. Adicionalmente, com base na literatura existente e nos dados coletados, acrescentamos variáveis capazes de auxiliar os designers na definição de controle. Consequentemente, definimos um modelo genérico de DfSB para suporte à decisão dos designers. Por fim, visando analisar sua usabilidade, profissionais vinculados à área de desenvolvimento de produtos de distintas organizações avaliaram o modelo”, esclarece a professora.

O artigo foi publicado no Journal of Cleaner Production e pode ser acessado AQUI. Os vencedores serão anunciados e homenageados em Nanjing, na China, no dia 28 de junho.