Perguntas Frequentes

Não. A existência de qualquer débito impede matrícula e rematrícula.

O valor da semestralidade é calculado de acordo com o número de créditos em que o aluno efetuar a sua matrícula. O valor da primeira mensalidade corresponde à média de créditos de cada curso ou grupo de cursos. Essa média está indicada no próprio documento bancário destinado ao pagamento. O saldo da semestralidade (total do semestre menos a primeira mensalidade) será dividido em cinco parcelas a serem pagas nos meses subsequentes, até o fim do semestre, com vencimento no dia 5 de cada mês.

A solicitação de débito em conta e o cancelamento do débito em conta devem ser realizados pessoalmente pelo titular da conta na Central de Atendimento ao Aluno ou nas secretarias dos campi e estão disponíveis para os seguintes bancos: Banrisul, Santander e Banco do Brasil.

O pagamento do semestre é dividido em uma matrícula mais cinco mensalidades ao longo de cada semestre. No entanto, o valor e o parcelamento dependerá do período de efetivação de matrícula e do número de créditos que o aluno irá cursar. O cálculo pode ser solicitado por e-mail: informacoes@upf.br, telefone (54) 3316-8100  ou pessoalmente na Central de Atendimento ao Aluno e nas secretarias dos campi que lhe prestarão as informações necessárias.

Para essas informações, entre em contato com Central de Atendimento ao Aluno, no Campus I, nas secretarias dos campi,  ou, ainda, com a Divisão Financeira pelo telefone (54) 3316-8360 ou pelo e-mail cobranca@upf.br.

O boleto para pagamento pode ser impresso acessando o menu Sou UPF > Serviços on-line. Será necessário informar seu CPF e nº de matrícula.

A solicitação pode ser encaminhada ao e-mail informacoes@upf.br ou por contato telefônico no (54) 3316-7000, informando o registro acadêmico do aluno (matrícula).

Não há como alterar a data de vencimento das mensalidades. As datas são vinculadas ao contrato de prestação de serviços, segundo o qual tal alteração é vetada.

Na hipótese de cancelamento e/ou trancamento de matrícula, o contratante somente terá direito ao ressarcimento dos valores pagos no semestre em curso, no percentual máximo de 80%, se o requerimento for efetivado até o primeiro dia do período letivo. Após esse prazo, somente haverá a isenção do pagamento das parcelas vincendas.

A Instituição oferece diversos incentivos com o objetivo de facilitar o acesso dos acadêmicos ao ensino superior de qualidade. Confira as opções no menu Bolsas e Financiamentos.

Os valores não pagos na data de vencimento são acrescidos de multa de 2% e juros de mora de 1% ao mês, atualizados monetariamente pelo IGPM.

Atendimento presencial: 
Centro Administrativo, prédio J1, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Atendimento não presencial:
- Através do telefone (54) 3316-7000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30min.
- Através do WhatsApp (54) 3316-8100 e e-mail informacoes@upf.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.