Ensino

UPF promove I Integra Saúde

14/08/2018

17:20

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Semana Acadêmica da área da Saúde reúne centenas de acadêmicos de diversos cursos da Universidade de Passo Fundo

Com o objetivo de valorizar a interdisciplinaridade promovendo ações conjuntas, a Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início, na noite de segunda-feira, 13 de agosto, à I Semana Acadêmica da Área da Saúde (I Integra Saúde). O evento é promovido pelos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia e pelo Programa Pró Saúde II. A abertura, realizada no Centro de Eventos, contou com a apresentação do grupo Dança Sobre Rodas e Próteses e com uma palestra proferida pelo professor Dr. Willian Peres.

A solenidade contou com a presença da reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; da coordenadora do curso de Fonoaudiologia e do I Integra Saúde, professora Dra. Luciana Grolli Ardenghi; da representante da Vice-Reitoria de Graduação, professora Dra. Cristina Fioreze; da secretária de Saúde de Passo Fundo, professora Dra. Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves; e da representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), acadêmica Amanda Bitencourt. 

O objetivo principal do evento é promover ações conjuntas de debate sobre a saúde humana. “É fundamental podermos integrar a saúde, porque precisamos de um trabalho interdisciplinar no dia a dia do atendimento dos pacientes. O ser humano é um sujeito complexo e nenhum profissional tem condições de, de forma isolada, dar conta da saúde do paciente. Nós precisamos uns dos outros, então, é fundamental que nos integremos, começando pela formação em saúde”, destacou a reitora.

Ainda conforme a reitora, no mercado de trabalho, os profissionais de diferentes cursos terão de trabalhar em conjunto em prol da saúde do paciente, então, é importante que cada profissão possa atuar em coletividade, beneficiando o paciente com o trabalho articulado. “Precisamos acelerar esse processo a partir de agora e atender com mais qualidade às necessidades do sistema de saúde como um todo. Considero que estamos em um processo de avanço aqui na UPF, mas deveremos intensificar ainda mais a integração com todos os cursos da área da saúde nos próximos semestres”, finalizou.

Conforme a coordenadora do evento, promover uma semana acadêmica integrada era um sonho dos docentes e profissionais que atuam na área. “É um grande sonho que estamos realizando, pois os cursos da área da saúde têm suas peculiaridades e convergências. É de muito tempo o desejo de criar esse evento reunindo todos os profissionais para que possam trabalhar juntos, mostrando competências, habilidades e aproveitando os momentos de discussão para fomentar práticas interdisciplinares”, disse Luciana. 

Tecnologias em Saúde 
Falando sobre “Tecnologias em saúde”, o professor Dr. Peres explicou que a tecnologia não se refere somente a equipamentos e máquinas cada vez mais velozes, mas também à tecnologia dos processos e à necessidade de os profissionais da saúde estarem atentos às mudanças. “Nosso mundo é cada vez mais tecnológico e tratar com pessoas é tecnologia.  Talvez a maior dificuldade hoje da Geração Z seja a empatia, o relacionamento com o outro. Acho muito importante esse enfoque na área da saúde, pois não se fala em nenhum curso na área da saúde sem falar de contato com o paciente. Outra questão importante é que a velocidade das transformações, coisa que parece obsoleta hoje, foi descoberta há 10 anos. Então, podemos refletir sobre a história do presente como realidade, já que o futuro ninguém sabe”, disse.

O I Integra Saúde segue até o dia 17 de agosto, com oficinas, minicursos, mesas-redondas e palestras.