Extensão

UPF promove 6ª edição do projeto Relendo Passo Fundo

21/09/2018

17:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A 6ª edição do projeto “Relendo Passo Fundo – pelo olhar dos arquitetos que a construíram” ocorrerá a partir das 8h30min do dia 20 de outubro, com saída da Praça da Cuia. Promovida pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo, o projeto de extensão VivA!Emau, nessa edição contará com a presença de quatro arquitetos urbanistas que desenvolveram importantes projetos arquitetônicos que fazem parte da paisagem atual da cidade. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Dra. Carla Portal Vasconcellos, o objetivo geral do evento é promover a valorização dos espaços de significação histórica e arquitetônica, destacando a importância da preservação dessas estruturas. “O Relendo Passo Fundo é um evento com pretensões de possibilitar o resgate de memórias, de significados e de relações por meio de percursos urbanos guiados. Nesta 6ª edição, retorna ao centro da cidade e busca recuperar parte da história de espaços e de edificações por meio do conhecimento, da vivência, das lembranças e das percepções dos arquitetos urbanistas que viveram as transformações desta cidade e delas participaram”, explicou.

Essa edição do evento tem como objetivo salvaguardar e valorizar as trajetórias dos arquitetos urbanistas homenageados, os professores arquitetos urbanistas Nino Roberto Schleder Machado, Maria Aldina Porto Nobre, Me. Atilio Cesar Bonotto Tramontini, Me. Luiz Roberto Medeiros Gosch, Paulo Renato Von Meusel e Luiz Carlos Barbieux Oliveira.

Toda a comunidade está convidada a participar, não é necessário inscrever-se. O projeto Relendo Passo Fundo conta com o apoio da Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria de Segurança Pública - Equipe de Educação para o Trânsito.

Confira o currículo dos homenageados:

Luiz Roberto Medeiros Gosch
Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985) e mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente, é professor titular da Universidade de Passo Fundo e coordenador do  Núcleo de Arquitetura e Desenvolvimento Urbano e Comunitário (Naduc).

Atílio Cesar Bonotto Tramontini
Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973) e mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2009). Atualmente, é professor da Universidade de Passo Fundo. Dentre as obras constantes em seu currículo, estão:  Comercial Zaffari Vergueiro, Shopping Bella Cittá, Hotel Villa Vergueiro, Centro de Oncologia e Hematologia do Planalto, Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT).

Nino Roberto Schleder Machado 
Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1969). Atuou como docente da Universidade de Passo Fundo (UPF) durante 43 anos. Foi expositor na Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de SP e premiado na Bienal de Arquitetura e Urbanismo do RS. Foi conselheiro do CREA/RS e é atual conselheiro do CAU/RS. Sócio proprietário da NR Arquitetos, desde 1972. No currículo, em conjunto com sua sócia, arquiteta urbanista Maria Aldina Porto Nobre, também homenageada, estão o Portal das Linguagens, a Biblioteca Central da UPF, o Hospital da Cidade de Passo Fundo, a Mitra Diocesana de Passo Fundo, o Campus Carazinho da UPF, o Senac, o Fórum de Passo Fundo e a Embrapa - CNP Trigo. Com Atílio Tramontini, desenvolveu também o projeto do Tribunal de Justiça do Estado do RS, em 1979.

Paulo Renato Von Meusel
Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo (1982) e especialização em Arquitetura do Sistema de Saúde pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Atualmente, é professor na Universidade de Passo Fundo e sócio da OM Arquitetura. Em seu currículo, estão: Hospital Beneficente São João, Clínica Médica regional e Cia, Sociedade Beneficente do Hospital de Caridade, Banco de Tecidos Músculo Esqueléticos. Com o professor Luiz Carlos Barbieux de Oliveira, também homenageado desse evento, projetou os prédios da Sociedade Hospital Beneficente São Vicente de Paulo, do Supermercado Scortegagna e do Instituto de Endoscopia Digestiva de Passo Fundo. 

Luiz Carlos Barbieux de Oliveira
Tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982). Atuou como professor da UPF. É sócio da OM Arquitetura, é responsável pelo projeto de revitalização do Solar do Glória e atua fortemente em arquitetura comercial e residencial. Conhecido por seu traço e talento como desenhista, encabeça o movimento Urban Schetchers Passo Fundo.