Ensino

Melhor equipe de Aerodesign do sul do Brasil é da UPF

10/11/2017

15:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Equipe Aerocócus UPF ficou na 12º colocação na 19ª Competição SAE Brasil AeroDesign 2017 e em primeiro da região sul do país

A equipe Aerocócus da Universidade de Passo Fundo (UPF) participou da 19ª Competição SAE Brasil AeroDesign 2017, que ocorreu de 26 a 29 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP). A equipe formada por acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Física e Engenharia Elétrica da UPF conquistou a 12º colocação geral da competição e ficou em primeiro da região sul do Brasil na competição internacional. 

O campeonato desafia acadêmicos de engenharia a construírem um avião radiocontrolado, utilizando conhecimentos de engenharia aeronáutica e técnicas para construção do equipamento. A equipe Aerocócus é formada por 15 acadêmicos, um professor orientador e o piloto da aeronave. De acordo com o coordenador da equipe, professor Me. Rodrigo Santana, em 2015 a equipe conquistou a 38º colocação, em 65 equipes da América Latina. Em 2016 chegou ao18º lugar na competição geral e em segundo nas equipes da região Sul. “Nosso objetivo era melhorar a classificação do ano passado e ficar em primeiro da região. Conseguimos porque ficamos na 12º colocação da América Latina e em primeiro do Sul do país. O que muito nos orgulha, pois conquistamos a melhor classificação da história das equipes da UPF”, salientou. 
 

Competição
No primeiro dia de competição a equipe saiu em 31º lugar, enfrentando dificuldades no relatório de apresentação, já na primeira bateria dos voos de classificação, pulou para a 16ª posição e no segundo dia, chegou a 4ª posição. “No último dia de voos, infelizmente, não conseguimos voar, nosso avião estava muito pesado e o vento não ajudou.Com isso ficamos na 12º posição na classificação geral e em primeiro entre as equipes do PR, SC e RS. Não existe premiação para isso, contudo é uma forma de podermos avaliar nosso desempenho com equipes da nossa região”, explicou. 

A equipe Aerocócus formou-se em 2015 e desde então vem se aprimorando a cada ano. Os acadêmicos trabalharam em feriados e fins de semana, construindo oito aviões neste ano e levando três para a competição. 

Torneio de Acesso
Paralelo a 19ª Competição SAE Brasil AeroDesign ocorre o Torneio de Acesso, para as equipes que têm interesse em participar do AeroDesign em 2018. Nessa competição, a equipe Aerocócus ficou em 2º lugar. “Participamos do torneio de acesso como uma garantia. Pode acontecer de irmos para a competição e todos os nossos aviões caírem, então temos uma segunda opção de poder participar no próximo ano. Não podemos correr o risco de ficar um ano sem trabalhar, pois desestrutura a equipe, oficina, professor e patrocinadores”, explicou.

19ª Competição Sae Brasil AeroDesign
A 19ª Competição Sae Brasil AeroDesign contou com a participação de 93 equipes e aproximadamente 1.300 participantes, representando 75 instituições de ensino do Brasil e do exterior. Das equipes inscritas, 60 estiveram na Classe Regular, 8 na Classe Aberta e 25 na Classe Micro. Quatro equipes estrangeiras participaram, sendo duas da Venezuela e duas do México. As 89 equipes brasileiras inscritas representam 16 estados, mais o Distrito Federal. 

A Equipe Aerocócus é patrocinada pela UPF e pela Danieli Alimentos, com apoio das empresas América, Alltec, SKA, Registense, Incol, Perform e Compasi.

Preparação para 2018 já começou
A Equipe Aerocócus está com o processo seletivo aberto para os novos membros que irão compor a equipe em 2018. Interessados devem acessar o link https://drive.google.com/drive/folders/0BwMq8-BZJFq4SlJGalp6R19zT0U
fazendo o download da ficha de inscrição. 

A ficha deverá ser preenchida e entregue na secretaria do curso de Engenharia Mecânica junto com o histórico escolar até o dia 17 de novembro. Após a inscrição, os alunos pré-selecionados receberão as instruções para a prova de seleção e dinâmica de grupo. Mais informações pelo e-mail equipeaerococusaerodesign@gmail.com