Ensino

Feac promove Roda de Conversa sobre cenário econômico

15/08/2018

17:20

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O evento foi realizado em alusão ao Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto. Participaram do debate os professores Dr. Eduardo Belisario Monteiro de Castro Finamore; Me. Luis Antonio Bertussi, Dr. Julcemar Zilli e Dr. Marco Antonio Montoya. A coordenadora do curso, professora Dra. Cleide Fátima Moretto, atuou como mediadora do debate. 

O diretor da Feac, professor Dr. Verner Luís Antoni, deu as boas-vindas aos presentes, parabenizando os profissionais da área. “O curso de Ciências Econômicas é muito importante para na história da Feac e da UPF, uma vez que completou 60 anos de existência e vem contribuindo para a formação de economistas de toda a região de abrangência da Universidade”, afirmou. 

O debate iniciou a partir da contextualização do quadro econômico nacional.  “Após um período de expansão no Brasil, no período entre 2004 e 2013, que apresentou taxa média de crescimento de 4,0% a.a. e possibilitou um processo de melhoria na distribuição de renda e na pobreza, a economia contraiu-se abruptamente, em 2014, apresentando uma forte e prolongada recessão em 2015 e 2016. Essa crise resultou em um PIB de média negativa, em 3,7%, além uma piora no desempenho de vários indicadores sociais”, explicaram os docentes.

Ainda conforme os professores, as causas da desaceleração econômica costumam integrar um debate divergente, que vai desde as interpretações que atribuem a crise às políticas intervencionistas implementadas recentemente até aquelas que sustentam que a recessão é consequência das políticas de contração fiscal adotada em 2015/2016. 

Em função do contexto econômico, o debate apresentou concepções diferenciadas sobre as causas da crise econômica brasileira, os modelos de desenvolvimento adotados na condução do país, o papel do estado na economia e as perspectivas de retomada do crescimento a partir do processo eleitoral que se aproxima.