Ensino

Estudantes têm aula prática sobre a produção de geleias

23/04/2019

18:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os estudantes do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, no dia 17 de abril, de uma aula prática envolvendo a produção de geleias. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Tecnologia de Frutas e Hortaliças. 

Conforme a professora Dra. Luciane Colla, embora a disciplina seja teórica, a aula prática foi desenvolvida a fim de que os estudantes entendam melhor a formação de géis por polissacarídeos presentes nas frutas (pectina). “Há frutas que possuem pectinas e outras que não possuem, por esse motivo, algumas geleias ficam com aspecto gelatinoso e outras não. Então, precisamos identificar essas matérias-primas e entender como extrair pectinas de frutas para usar na fabricação de geleias de frutas que não possuem esse ingrediente”, explicou. 

Foram produzidas geleias com base de maçã, saborizadas com chá de hibisco, hortelã e manjericão, canela e erva-mate. Geleia de abacaxi com pimenta, abacaxi com laranja, cenoura, além de algumas geleias de frutas não regionais, como cupuaçu, graviola, pitaya, e maracujá, entre outras. “O objetivo da aula é a criação de uma geleia diferenciada, diferente das que eles conheciam, aplicando os conhecimentos da ciência de alimentos, que permite identificar como se formam os géis de pectina”, finalizou.