Ensino

Estudante apresenta TCC na área de Infraestrutura

17/08/2018

16:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Jéssica França

O acadêmico do curso de Engenharia Civil Júlio Henrique Benetti apresentou, no dia 29 de junho, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) denominado “Estudo de macrotextura em pavimento rígido através do ensaio de uma mancha de areia”. A apresentação, promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF), ocorreu durante a VII Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso da Engenharia Civil. 

O acadêmico foi orientado pelo professor Me. Tadeu de Cezaro Junior, aonde estudou e comparou a variação da macrotextura em pavimento rígido. Benetti também analisou as diferentes técnicas de texturização em placas moldadas em laboratório. “Estudamos essa área na parte final da graduação, na disciplina de Rodovias, sobre a aderência do pneu veicular com o pavimento. Que influência o pavimento traz para que ocorra essa aderência desejável, trazendo segurança para o condutor. Como nessa área da engenharia a gente lida com vidas a gente precisa fazer esse estudo, analisando o pavimento para garantir essa segurança ao usuário”, explicou.

Ao todo, foram apresentados 46 trabalhos na Mostra. O trabalho de Benetti foi desenvolvido na área de Infraestrutura do curso de Engenharia Civil. O estudante também analisou a variação no trecho em pavimento rígido da ERS 343, situada em Sananduva. “O meu trabalho teve partes desenvolvidas em laboratório e partes em campo. Consegui realizar todos os meus objetivos e a apresentação final foi bastante satisfatória ”, disse.