Extensão

Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar: Venha aprender a salvar vidas

13/08/2018

18:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Acadêmicos da Universidade de Passo Fundo e Universidade Federal da Fronteira Sul promovem ação integrada de conscientização à comunidade

Aproximadamente 90% das vítimas de parada cardíaca morrem antes de chegar ao hospital. É buscando mudar essa realidade que a Liga de Emergência e Trauma da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) promove, no dia 18 de agosto, das 9h às 18h, no Parque da Gare, atividades de conscientização.  As ações de capacitação e entrega de materiais informativos à comunidade marcam o Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar.  

De acordo com o acadêmico do 8º nível do curso de Medicina da UPF, Eduardo Furtado Coronel, o evento é organizado de forma integrada pelos estudantes das duas universidades e visa informar sobre a reanimação cardiopulmonar. “O objetivo é trazer a informação ensinando a comunidade a identificar uma parada e o que fazer em uma situação dessas. Dessa forma, quanto mais pessoas tiverem acesso à informação, mais vidas podem ser salvas. Há estudos que comprovam que quanto mais cedo iniciar o manejo desse paciente, mais chances de vida ele tem”, afirmou.

Os estudantes explicarão sobre o procedimento de reanimação cardiopulmonar, conhecido como RCP. “O dia nacional da reanimação é de grande importância em razão de a grande maioria dos eventos de parada cardiorrespiratória ocorrerem longe dos leitos dos hospitais, ou seja, em casa, ou em locais públicos. Assim, se a comunidade aprender mais sobre o procedimento, as chances de salvarmos mais vidas são maiores, levando em conta que cada minuto em que a pessoa permanece em parada, sem reanimação, representa a perda de 10% de chances de sobreviver”, destacou a acadêmica do 5º nível da UFFS, Fernanda Corralo. 

Histórico do evento 
No dia 23 de novembro de 2013, a Liga Acadêmica de Trauma e Emergência do Maranhão (LATE-MA) idealizou e realizou, em parceria com a Bernardinomed, Centro de Treinamento Internacional da American Heart Association no Maranhão, o I Dia da Reanimação Cardiopulmonar, em nível local, capacitando cerca de 600 pessoas durante 12 horas. 

Baseado no sucesso do evento e na ausência de mobilização nacional similar no contexto das Ligas Acadêmicas, a LATE-MA e Bernardinomed idealizaram a ampliação da mobilização, convocando outras Ligas Acadêmicas de Trauma e Emergência do país, levando o evento para outras cidades. Surgia, assim, o I Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar, mobilização inédita no cenário de Ligas Acadêmicas, que ocorreu em 30 de agosto de 2014.

Desde então, o evento vem se espalhando pelo Brasil, ocorrendo em mais de 17 estados. No Rio Grande do Sul, as cidades de Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul e Passo Fundo participarão promovendo atividades no Dia Nacional de Reanimação Cardiopulmonar.