Ensino

Curso de Psicologia da UPF comemora 40 anos de história

21/09/2018

16:58

Por: Jéssica França

Fotos: Jéssica França

Homenagens e show com professores, egressos e acadêmicos do curso marcaram comemoração

Viver um momento de comemorar, de rever amigos, colegas e professores, de relembrar histórias e de valorizar todo o conhecimento adquirido por meio da Universidade de Passo Fundo (UPF). Esse foi o propósito que, na última quarta-feira, 19 de setembro, reuniu a comunidade acadêmica, que celebrou os 40 anos do curso de Psicologia. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Economia, Administração e Contábeis (Feac), Campus I, e foi marcado por homenagens e pelo show “Prazenteiro”, no qual professores, egressos e acadêmicos da UPF realizaram apresentações. 

A cerimônia contou com a presença do vice-reitor de Graduação, professor Dr. Edison Alencar Casagranda; da diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Dra. Patrícia da Silva Valério; da coordenadora do evento, professora Me. Maristela Piva; da comunidade acadêmica e de egressos do curso. 

Em seu discurso, a professora Maristela destacou que desde o início do ano foram realizadas várias atividades, entre conferências e palestras, para comemorar a história do curso. “Este evento, no entanto, tem uma característica especial e está sendo realizado nesta data porque exatamente há 40 anos o curso de Psicologia da UPF estava sendo fundado. Achamos que seria uma data especial para trazer nossos egressos de volta para festejar”, disse. 

Para marcar a história
O dia 19 de setembro de 1977 foi a data oficial da criação do curso. A professora Maristela conta que, em 1978, aconteceu o primeiro vestibular e, desde então, já foram formadas 57 turmas e 1.868 profissionais. “Houve uma época em que tínhamos o curso em Carazinho, onde formamos 10 turmas. As outras 47 foram formadas em Passo Fundo. Para a cerimônia, conseguimos trazer pelo menos um representante de cada turma para comemorarmos”, disse. 

A cerimônia contou com a confirmação de votos, em um momento no qual cada egresso teve seu nome e ano de formatura nomeados no protocolo. Após tal ato, egressos e professores homenageados receberam uma lembrança. “Me formei na primeira turma, foi uma experiência muito importante. Hoje, também atuo como professora, então, é um amor muito grande, por nos sentirmos crias e também um pouco criadoras desse curso. Hoje, a Psicologia é um dos cursos mais antigos da UPF, por isso, tem uma história muito rica de aprendizagem, estágios, pesquisa e extensão, que nos orgulha muito”, disse a professora Me. Suraia Estacia Ambros. 

Conforme a diretora do IFCH, o curso é responsável pela formação de muitos psicólogos e psicólogas que atuam nos mais diversos espaços, não somente na região, mas em todo o país. “Comemorar essa linda data, que marca a consolidação e a maturidade do curso, é uma alegria para todos”, disse Patrícia.

A festividade encerrou com o show “Prazenteiro”, que contou com apresentações dos professores Me. Claudio Wagner, Dr. Francisco Dos Santos Filho e Marisa Kuhn; além do egresso do curso, Tomas Serafin Camargo Duarte e do acadêmico Bruno Ortiz.