Ensino

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária participam de encontro em Florianópolis

20/08/2018

17:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, de 16 a 19 de agosto, da 32ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Tecnologia de Embriões (SBTE), em Florianópolis. Acompanhados pelo professor Dr. Ricardo Zanella, eles participaram de debates e apresentaram trabalhos na programação. Também integraram a equipe bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp), orientandos do professor Ricardo.

De acordo com Zanella, o objetivo da Sociedade é servir como um fórum para a troca de informações entre profissionais, cientistas, educadores, criadores e estudantes, bem como entre fornecedores de materiais na área de biotecnologia reprodutiva. A ideia é estimular a pesquisa mais eficaz, a difusão de informações científicas e educacionais, mantendo elevados padrões de ética e cooperação com outras organizações que tenham objetivos semelhantes. 

Segundo o professor, docente do curso de Medicina Veterinária, que acompanhou os acadêmicos, a participação é muito importante e serve para ampliar o aprendizado e o conhecimento, e, principalmente, pelo networking desenvolvido.

Ele ressalta que, neste ano, dois bolsistas do laboratório REPROGENE, Lucas Lof e Giovana Ciacci Zanella, apresentaram três trabalhos científicos no evento em forma de pôster e obtiveram uma ótima repercussão. Ambos estão sob orientação do professor Ricardo Zanella. Segundo ele, dois desses trabalhos foram desenvolvidos como parte da dissertação de Mestrado de dois mestrandos do Programa de Bioexperimentação, Daniel Quadros e Cândida Romero Tisot, orientados pelo professor Dr. Eraldo L. Zanella, diretor da FAMV.

Os trabalhos apresentados foram “Microbiological characterization of vaginal tract of ewes synchronized with intravaginal progesterone implants”, “The effect of Ceftioflur Hydrochloride in the vaginal microbiota of Dairy Cows submitted to a synchronization protocol with CIDR®” e “The effect of melatonin in the cryopreservation of crioulo horses semen”.

Também participaram do evento três acadêmicas do 9º semestre do curso de Medicina Veterinária, Bruna Favretto de Souza, Carla Lais e Marina Pinto, componentes do grupo de estudo em reprodução animal do REPROGENE.