Fundação UPF

Projeto de extensão leva o nome do UPFParque até Tandil na Argentina

07/05/2018

16:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Anderson Neckel /Marcos Eduardo Bertol

O projeto de extensão Multidisciplinar de Assessoria às Empresas Incubadas no Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) participou, na última semana, da VI Jornada de Extensão do Mercosul, em Tandil, na Argentina. O evento é promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Unicen). Na oportunidade, foram apresentados três trabalhos desenvolvidos pelo projeto: dois relatos de caso, descrevendo cases de sucesso de duas empresas incubadas no UPFParque, e um relato do Startup Day, evento realizado anualmente pelo projeto.

Participaram do evento o coordenador do curso de Gestão do Agronegócio, também coordenador do projeto de extensão que presta assessoria às empresas incubadas no UPF Parque, professor Me. Anderson Neckel, acompanhado pelo acadêmico do curso de Administração e bolsista de extensão, Marcos Eduardo Bertol. Na oportunidade, os participantes apresentaram os cases do UPFParque na mesa de discussão intitulada como “Transferência tecnológica e produtiva”, com representantes de diversas instituições de ensino superior da Argentina e Uruguai.

Conforme Neckel, de forma geral, os trabalhos mostraram a realidade das instituições e o modo como a extensão incentiva a geração de emprego e renda, com ênfase no desenvolvimento de novas soluções, e o desenvolvimento da visão empreendedora nos alunos vinculados aos projetos.

Neckel relatou ainda que, durante a discussão, muitas vezes, a UPF foi vista como exemplo, devido ao fato de já possuir o Parque Científico e Tecnológico, trazendo muitas possibilidades de empreendedorismo e inovação para os seus alunos. “Diferente do que acontece com as outras instituições participantes do debate, que ainda têm pouco acesso a suporte econômico que viabilize a instalação de um modelo semelhante. Nesse sentido, todos demonstraram interesse em, na VII Jornada de Extensão do Mercosul, que vai ocorrer na UPF em 2019, conhecer as instalações do UPFParque”, avalia o professor.

O acadêmico participante descreve que a experiência vivenciada durante o evento traz ainda mais incentivo para o desenvolvimento de novos projetos de extensão, aprimorando os já existentes e também possibilitando a participação de outros alunos, professores e empreendedores da região de abrangência da UPF. “Precisamos repercutir resultados positivos, para, cada vez mais, incentivar outros alunos a fazer parte da extensão da UPF”, conclui.

Marcos Eduardo Bertol, acadêmico do 5º nível de Administração e bolsista de extensão na UPF

 

Anderson Neckel, coordenador do curso de Gestão do Agronegócio e do projeto de extensão em pauta