UPF Idiomas

Professor italiano lança livro na UPF Idiomas

18/02/2019

18:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Obra “Torna Presto” do professor italiano Tiziano Dal Pont conta histórias de sua viagem ao Brasil

O Centro de Línguas da Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF Idiomas), em parceria com a Associação Cultural Italiana do Rio Grande do Sul (ACIRS), recebeu o lançamento do livro “Torna Presto”, nesta segunda-feira, 18 de fevereiro. A obra produzida pelo professor italiano Tiziano Dal Pont tem como título traduzido para a língua portuguesa “Volte Logo” e apresenta, por meios de fotografias e textos, o relato de sua passagem pelo Brasil.

Nascido na região de Vêneto na Itália, Dal Pont é professor e escritor apaixonado por arte e literatura, tendo ministrado aulas de língua e da cultura italiana no exterior. Há dois anos, o professor esteve no Brasil e, no livro, relata um pouco de suas experiências. “Quando se aposentou, o professor Dal Pont pensou em continuar dando aula e divulgando a cultura italiana em diversos países. Ele veio para o Brasil e aqui ficou durante três meses, oportunidade em visitou e realizou palestras na UPF Idiomas e em demais escolas de idiomas do estado, assim como do Paraná e de Santa Catarina”, relata o professor da UPF Idiomas Deomar de Palma. 

Quando retornou para a sua terra, Dal Pont, ao rever fotografias e lembrar de histórias vividas no Brasil, teve a ideia escrever o livro contando sobre a viagem. “Ele conheceu muitas pessoas e conta que, no Brasil, acabou fazendo tantas amizades que praticamente não dormiu em hotel, porque as pessoas recebiam ele na própria casa. Disse que esse é um costume que lá na Itália não existe mais, ele achou muito bacana isso”, comentou Palma. 

Durante o lançamento, o autor apresentou fotografias de sua viagem, destacando as amizades que encontrou ao longo do caminho. “A UPF Idiomas, por trabalhar com línguas, está sempre de portas abertas para receber nativos, porque é uma chance de nossos estudantes terem outra visão da língua que estão aprendendo, o que é uma oportunidade muito legal”, afirmou o professor da UPF Idiomas.