Integrado

PIBIC Júnior: uma oportunidade de conhecimento e crescimento

27/09/2023

14:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Através do PIBIC Júnior os estudantes do ensino médio do Integrado da UPF têm a oportunidade de interagir com a pós-graduação

Desde o ano de 2018, o Programa de iniciação científica Pibic UPF Júnior foi implantado com o principal objetivo de desenvolver a vocação científica nos estudantes do ensino médio do Integrado UPF. Por meio do programa, eles têm contato direto com pesquisadores dos programas de pós-graduação stricto sensu da UPF, além da orientação com os professores e acesso a diversos laboratórios da Universidade.

Para o professor Dr. Cristiano Roberto Buzatto, o PIBIC Jr. é uma ótima oportunidade para os estudantes se tornarem protagonistas mesmo estando ainda no ensino médio, possibilitando o envolvimento nos estudos desenvolvidos e o auxílio na formulação de argumentos de pesquisa, além do pensamento crítico. “Além disso eles vão aprofundar o conhecimento daquele projeto que está sendo desenvolvido, então a pesquisa vai permitir que eles explorem tópicos do interesse deles relacionado aquele projeto, mas também, pode ser possível aplicar isso com mais profundidade dentro da sala de aula, então acho que isso acaba preparando os estudantes fortemente para a carreira profissional”, observa.

Buzatto ainda destaca a importância desses projetos para o desenvolvimento dos estudantes no momento da apresentação de trabalhos, visto que muitas vezes esses trabalhos serão apresentados para o público especializado, e isso demanda que ele esteja preparado e consiga se fazer entender.

Estudante do terceiro ano do ensino médio, Francisco Kuns de Figueiredo, de 17 anos, é bolsista do PIBIC Jr. há dois anos. Ele atua nos estudos de ciências ambientais juntamente com o professor Dr. Cristiano, e já teve a oportunidade de participar como coautor em dois resumos a serem publicados. Além disso, apresentou o trabalho “Bosques gaúchos: árvores vivas, futuro preservado” no II Encontro de Botânicos da Região Sul, que aconteceu em Lages, e também de apresentou o mesmo trabalho na X Semana do Conhecimento da UPF.

Francisco destaca que com a sua participação nos projetos cresceu muito, não apenas no conhecimento, mas em humanidade também, “Os frutos da minha participação nos projetos são de muito valor para mim, tanto no plano acadêmico quanto no plano pessoal. A satisfação de estar colaborando em projetos referentes à biologia, juntamente com o acúmulo de conhecimentos sobre conceitos, práticas, materiais e métodos da área, parecem preencher uma lacuna há muito existente dentro do meu cotidiano, complementando minha caminhada acadêmica e intrapessoal”, ressalta o estudante ao comentar que antes já tinha apreço pela biologia, mas após a participação dos projetos, essa é a área que com certeza quer continuar.