Integrado

Luz, câmera e ação: 15º Festival de Cinema Integrado é marcado pelo protagonismo dos estudantes

02/10/2023

15:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Lima

Os vencedores em 13 categorias foram conhecidos na noite de sexta-feira (29)

Mais de cem estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Integrado UPF estiveram em evidência, na sexta-feira, 29 de setembro, durante a 15ª edição do Festival de Cinema Integrado. A noite de gala teve a presença de pais, familiares e amigos, que acompanharam a exibição e a premiação dos 11 curtas-metragens produzidos pelos estudantes nos últimos meses. O curta "O Bem Amado" foi o vencedor do prêmio em duas categorias: melhor filme e curta mais popular.

A atividade é resultado de uma iniciativa proposta pela professora de Literatura, Nara Marley Alessio Rubert, em que os estudantes são desafiados a produzir curtas-metragens baseados em obras literárias. “Neste ano nosso evento é ainda mais especial, pois comemoramos 15 anos. Foram feitas produções lindíssimas, os estudantes leram textos da literatura e adaptaram para curtas-metragens. Eles participaram de todo o processo, filmaram, produziram, atuaram, fizeram sonoplastia, design gráfico e hoje estão na maior expectativa, porque esta é uma noite de Oscar para eles”, comenta a idealizadora do Festival.

Ao fazer o seu pronunciamento, o diretor do Integrado UPF, Jonir Dalbosco, relembrou o início do projeto, destacando o principal objetivo da atividade, que é fazer com que o estudante seja protagonista. “Agradeço a todos os estudantes por estarem protagonizando o 15º Festival de Cinema do Integrado. O Festival é uma forma diferente de trabalhar a literatura, é sair dos livros para ir para a vida. Os curtas, os contos e essa belíssima história só acontece porque os estudantes aceitaram a nossa proposta”, afirmou.

Experiência e aprendizado

Os estudantes que participaram da experiência avaliaram a iniciativa como um momento único. “Foi uma experiência incrível, tive muitos valores agregados, tanto no aprendizado individual como em grupo, a dedicação de cada um dos envolvidos em ajudar a gente foi muito boa. Todo esse movimento foi muito positivo, tenho certeza que trouxe muitos aprendizados e vai ficar para sempre em nossas memórias”, afirma a estudante Maiara Lucheta. O mesmo sentimento é compartilhado por Augusto Ianiski. “Minha experiência trabalhando nesses quatro meses na produção do curta foi completamente maravilhosa, é uma experiência inovadora que acredito que só tenha no Integrado. Foi incrível participar de todas as etapas, desde a preparação, as gravações, todo o trabalho em grupo vai ficar marcado para sempre, foi incrível”, destaca.

As produções foram feitas com apoio do Instituto de Humanidades, Ciências, Educação e Criatividade (IHCEC). O corpo de jurados foi composto por artistas e profissionais da área.

Confira os ganhadores:

Curta mais popular: O Bem Amado
Melhor sonoplastia: The Tell-Tale Heart
Melhor cartaz: Os Irmãos Dagobé
Troféu Solidariedade: Venha ver o pôr do sol
Melhor sinopse crítica: The Tell-Tale Heart
Melhor direção de arte: Corpo Fechado
Melhor direção: Os Irmãos Dagobé
Melhor roteiro: O Bem Amado
Melhor atriz: Ana Julia Mesquita
Melhor ator: Arthur Ramos
Melhor atriz coadjuvante: Mariana Secco
Melhor ator coadjuvante: Tiago da Rosa
Melhor filme: O Bem Amado

Assista a todos os curtas-metragens

Solidariedade

Uma campanha promovida pelo Integrado UPF arrecadou mais de 800 kg de alimentos não-perecíveis que serão doados às vítimas das enchentes em Passo Fundo. A entrega simbólica das doações foi feita durante o evento ao secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Rafael Bortoluzzi.