Extensão

Jogos para refletir e aprender

09/11/2020

17:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Terceira etapa da Olimpíada de Robótica Educativa livre desafiou os participantes a colocarem nos jogos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Reinventada em função da pandemia do Coronavírus, a 8ª edição da Olimpíada de Robótica Livre foi organizada em cinco etapas para 2020. Movimentando estudantes de forma virtual, a atividade chegou a sua terceira etapa no sábado, 7 de novembro. Nela, os participantes foram desafiados a utilizar a ferramenta on-line Scratch para desenvolver um jogo que contribuísse com ao menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Jogos tiveram como motivação os Objetivos Sustentáveis da ONU
Jogos tiveram como motivação os Objetivos Sustentáveis da ONU

Segundo o coordenador da atividade na UPF, professor Dr. Marco Antônio Sandini Trentin, as competições precisaram passar por reformulações para que os participantes pudessem desenvolver os desafios em casa. “Tradicionalmente as provas eram elaboradas com o microcontrolador Arduino e componentes eletrônicos e mecânicos para confeccionar as soluções dos desafios das diversas etapas que compõem esta olimpíada. Neste ano, elas foram substituídas por provas virtuais, onde os competidores buscam desenvolver um importante pilar da robótica: a lógica de programação”, explica.

Neste ano, a Olimpíada foi organizada em cinco etapas, realizadas de agosto a novembro. As atividades envolvem temas do básico ao avançado, com intuito de aprofundar o conhecimento dos participantes. As equipes são compostas por três participantes de uma mesma instituição, acompanhados de um professor.

De acordo com Trentin, três etapas já foram realizadas. A terceira, realizada no último sábado, pela manhã, teve como desafio a utilização da ferramenta on-line Scratch para desenvolver um jogo que contemplasse pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

Para o coordenador, até o momento, os estudantes mostraram empenho e motivação para aprender mais sobre a robótica e a lógica de programação. “O terceiro desafio resultou em jogos divertidos, interativos e complexos, além de incentivar eles a pesquisarem maneiras de promover o desenvolvimento sustentável e se conscientizarem sobre o assunto”, pontua, ressaltando que para a quarta e quinta etapas, o objetivo será aprofundar os conhecimentos dos participantes sobre programação de robôs, utilizando simuladores de circuitos e robôs