Notícias UPF

Workshop celebra 20 anos do Laboratório de Cereais da UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação/UPF

Encontro debate as novas tendências em grãos cereais e farinhas e será realizado no dia 30 de maio, no auditório do curso de Medicina Veterinária da UPF

Oportunizar um debate sobre a produção sustentável de grãos, sobre as técnicas avançadas de avaliação tecnológica de grãos, sobre o melhoramento de trigo para biscoitos e a inocuidade de grãos e farinhas, além de alimentos de cereais orgânicos, integrais, funcionais e produtos especiais é o propósito do Workshop “Novas tendências em grãos cereais e farinhas”. A atividade, que acontece no dia 30 de maio, comemora os 20 anos do Laboratório de Cereais do Centro de Pesquisa em Alimentação da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O workshop objetiva promover um debate técnico-científico na cadeia de grãos cereais, como trigo, aveia, milho, cevada e centeio, proporcionando a troca de conhecimentos. O evento é organizado pelo laboratório de Cereais do Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) da UPF, com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e do curso de Engenharia de Alimentos da UPF. A programação será realizada no auditório do curso de Medicina Veterinária.

O evento contará com a participação de pesquisadores envolvidos na cadeia de grãos cereais e farinhas e oportunizará aos estudantes e profissionais uma atualização em conceitos científicos, permitindo o aprimoramento em suas atividades. O evento inicia no dia 28 de maio, com um minicurso sobre elaboração de pães especiais, no entanto, terá atividades concentradas no dia 30 de maio, com a solenidade de abertura do Workshop às 13h30min.

20 anos do Laboratório de Cereais
O Laboratório de Cereais do Centro de Pesquisa em Alimentação da UPF foi inaugurado em 26 de março de 1999, com os primeiros equipamentos adquiridos a partir de recurso de projeto aprovado junto ao Programa de Transferência de Tecnologia - interação empresas universidade, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e as empresas parceiras como o moinho Santa Lúcia, moinho Vicato e as cooperativas Cotrigo e Cotrijuí.

Desde sua inauguração, o laboratório de Cereais tem realizado atividades de ensino junto aos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade, com o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Com a aquisição de novos equipamentos, o espaço também pode realizar atividades de extensão e de prestação de serviços para produtores, cooperativas, moinhos e indústrias de transformação de alimentos. Entre as atividades de pesquisa realizadas no laboratório de cereais, destaca-se os projetos relacionados com a cadeia produtiva de trigo, sua qualidade tecnológica e produção de farinha de trigo, além de estudos sobre a qualidade industrial e a utilização de aveia na alimentação humana. 

Com a finalidade de atender às demandas por produtos de qualidade, o laboratório vem desenvolvendo pesquisas com a utilização de farinha de trigo de grão inteiro como matéria-prima de panificação e a avaliação de suas características na qualidade da massa e de produtos de panificação. Além disso, novas pesquisas têm visado à utilização de compostos naturais como o extrato de erva-mate para aumentar a funcionalidade de produtos de cereais. Todas as atividades são coordenadas pelo gerente técnico, professor Dr. Luiz Carlos Gutkoski. 

Programação
28 de maio

Minicurso: Elaboração de pães especiais com fermento levain e massa madre
Ministrante: especialista Ferdinando Graziano, natural de Roma/Itália, proprietário
da Mani in Pasta: Massas e Molhos Gourmet
Horário: 14h às 18h

30 de maio
13h30min às 14h: Solenidade de abertura do Workshop

14h às 15h: palestras 
- Produção de grãos cereais e a sustentabilidade ambiental, com o professor Dr. Benami Bacaltchuk, da FAMV/UPF
- Técnicas avançadas na caracterização tecnológica de grãos de cereais e farinhas, com o professor Dr. Luiz Carlos Gutkoski, da FAMV/UPF

15h às 15h30min: coffee break

15h30min às 17h30min: mesa redonda
- Melhoramento de trigos especiais para biscoitos, com o Dr. Francisco Saccol Gnocato, melhorista da Biotrigo Genética e com a Me. Joseane Bressiani, doutoranda do PPGCTA/UFPel e funcionária do Centro de Pesquisa em Alimentação da UPF
- Inocuidade de produtos cereais e aspectos legais, com a Dra. Eliana Maria Guarienti, pesquisadora da Embrapa Trigo
- Macrotendências em cereais: alimentos orgânicos, integrais, funcionais e especiais, com a Dra. Maria Teresa Pedrosa Silva Clerici, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp

17h30min às 18h: Painel de debates com os participantes

Inscrições para o workshop
Os participantes poderão se inscrever no próprio evento, antes do início das atividades; pelo telefone do Cepa (54) 3316-8190 ou enviando os dados para o e-mail cepa@upf.br.