Geral

Você é tudo que um pet precisa

09/08/2019

15:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Campanha de Tutela Responsável da UPF lança cartilha com dicas de cuidados com os animais. Iniciativa busca a conscientização dos tutores sobre seus pets

O rabo abanando e o ronronado de satisfação expressam aos tutores o sentimento de alegria de cães e gatos, que, com talento singular, conquistam seus tutores. Um tutor é a pessoa responsável por cuidar de um animal de estimação e essa atribuição requer responsabilidade: antes de ter um cão ou gato em casa, é preciso saber que alguns cuidados básicos são imprescindíveis, como saúde, alimentação e segurança do pet. 

O abandono de animais é um problema crônico que não pode ser ignorado, especialmente em razão da saúde pública e do risco de transmissão de zoonoses, além da falta de cuidado e bem-estar dos animais. Mais do que viabilizar a adoção de medidas de cuidado, a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo, por meio da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, se engajaram em uma ação efetiva de conscientização: a campanha “Tutela responsável”.

Uma das ações da campanha, lançada em julho e realizada com o apoio do Ministério Público, foi a elaboração de uma cartilha com informações e cuidados básicos com os animais. A cartilha, disponibilizada on-line para consulta e/ou download, pode ser acessada no link. O material faz um convite para que, antes de adotar um bichinho, a pessoa faça uma reflexão sobre pontos importantes que envolvem o cuidado com o animal.

Seja um tutor responsável
- Todo animal necessita de um espaço físico adequado, além disso, você precisará de tempo disponível para levá-lo passear.
- Animais de estimação não são descartáveis, nem mesmo brinquedo. Você precisa cuidá-los até a velhice.
- Pense no pet quando for viajar, peça a alguém para cuidar, caso não possa levar junto. Abandonar animais é crueldade, além de ser crime.
- Antes de adotar, converse com sua família sobre o assunto.