Notícias UPF

Vestibular UPF: intervenção acadêmica no cuidado a outras gerações

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação/UPF

Projeto de extensão oferece atendimento odontológico a idosos

Há 10 anos, algumas das dependências das Instituições de Longa Permanência São José e João XXIII, mantidas pela Fundação Lucas Araújo, são transformadas por acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF) em consultórios. 

No projeto de extensão Atenção à Saúde Bucal do Idoso, os estudantes aproveitam a sabedoria dos cerca de 60 idosos assistidos nas Instituições para construir o saber clínico odontológico, realizando atendimentos de periodontia e de prevenção, por meio da higienização das próteses dentárias, como explica a coordenadora do projeto de extensão, prof. Dra. Micheline Sandrini Trentin. “Nós levamos a Faculdade de Odontologia para lá. Então, o aluno aplica toda a teoria porque há, inclusive, um consultório montado no local”, destaca.

Característica à unidade acadêmica, essa proximidade com a comunidade oportuniza, segundo o prof. Dr. João Paulo de Carli, uma construção humana individual da carreira escolhida pelos universitários. “Não há apenas um trabalho técnico sendo desenvolvido. Há uma ação social”, enfatiza. Em consonância com as falas dos docentes, a acadêmica do VI nível de Odontologia Bárbara Cordeiro conta que a interação extraclasse desperta, inclusive, um sentimento familiar. “Eles nos tratam como profissionais, mas também como netos. Nós buscamos deixá-los confortáveis porque o envelhecimento é um processo natural e o objetivo do projeto é proporcionar qualidade de vida”, salienta.

Vestibular de Inverno

A possibilidade de integrar um projeto de extensão pode ser vivenciada pelos alunos da graduação. Nessa perspectiva, a UPF está com inscrições abertas para o seu Vestibular de Inverno 2019. Nesta edição, são 23 cursos disponíveis, nas seguintes áreas do conhecimento: licenciatura, saúde, comunicação, ciências sociais e aplicadas, engenharia, arquitetura e exatas. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, no período de 2 de maio até 4 de junho. A prova será no dia 8 de junho.