Vestibular

Vestibular UPF: da sala de aula para todos os espaços do mercado de trabalho

28/05/2019

07:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Formação acadêmica diversificada das áreas das ciências sociais e administrativas, focada nos conceitos e na aplicabilidade, garante o ingresso dos profissionais formados nas mais diversas áreas do trabalho

Com mais de 50 anos de atividades voltadas à formação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conta com cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Entre esses espaços, estão os cursos com foco nas ciências sociais e administrativas, oferecidos especialmente pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac) e pela Faculdade de Direito (FD). O quadro docente qualificado, a estrutura e os projetos de pesquisa, extensão e inovação permitem que o estudante ingresse no mercado de trabalho munido de uma formação teórica e prática, baseada em conteúdos atualizados e na experiência profissional daqueles ministram as disciplinas.

Visão ampla de uma profissão diversa

Ao longo de seis décadas, a Feac já formou mais de 15 mil estudantes, hoje profissionais que atuam em todo o Brasil e pelo mundo. Com dois cursos de grande índice de empregabilidade, a Faculdade vem se renovando a cada ano, buscando ampliar, atualizar e melhorar os processos curriculares e de prática. 

Para o diretor da Unidade, professor Dr. Verner Antoni, esse alto índice é resultado do empenho em proporcionar ao acadêmico uma formação equilibrada entre a teoria e a prática, oportunizando disciplinas que atendem às demandas atuais, além de projetos e ações que colocam o estudante em contato com o que ocorre nas empresas, órgãos públicos ou nas ideias independentes. “Se você é um empreendedor ou se tem uma grande empresa, você precisa de um contador; se você tem uma empresa pequena, precisa de alguém que administre com conhecimento, para que possa aplicar esse conhecimento e torná-la grande. Não existe profissão que não precise de um bom contador e um bom administrador”, destaca.

Em função de que o mercado exige cada vez mais profissionais qualificados e diferenciados, com conhecimento técnico fundamentado em metodologias práticas, aplicadas em sala de aula, Antoni ressalta que a Faculdade tem focado em temas como empreendedorismo, inovação tecnológica e processo de produção. “Oferecemos todas as ferramentas e tecnologias de gestão para que o nosso estudante possa ingressar no mercado, seja nas empresas, seja em ações independentes ou no mercado público. Além disso, estamos sempre em processos contínuos de aperfeiçoamento do corpo docente, seja por meio dos mestrados e doutorados, seja pelas suas experiências extraclasses, com suas empresas e aplicações práticas”, pontua, destacando que a Unidade mantém ações junto ao UPF Parque, atuando conjuntamente com startups e projetos de extensão.

Uma faculdade tradicional, moderna e próxima da comunidade

Por meio de projetos e programas de extensão consolidados, a Faculdade de Direito mantém intensa relação com a comunidade. Com essa proximidade, o curso consegue oportunizar ao acadêmico uma formação ampla, voltada tanto para a atuação no campo privado quanto no público.

O diretor da Unidade, professor Me. Edmar Vianei Marques Daudt, ressalta que a extensão é um dos diferenciais na formação do profissional que atuará no mercado de trabalho. Entre os projetos executados, estão o programa de extensão Balcão do Consumidor, o projeto de extensão Projur Mulher e Diversidade, o Núcleo de Mediação e Justiça Restaurativa (Mediajur), o programa de extensão Balcão do Trabalhador, além do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) e do Posto do Juizado Especial Cível.

Essa atuação em diversas frentes da área do Direito ocorre desde os primeiros níveis e possibilita, de acordo com Daudt, que o acadêmico visualize na prática o que recebe de teoria em sala de aula, possibilitando o ingresso em todos os campos do mercado de trabalho. “O profissional formado pela UPF terá todas as condições de atuar e ser um diferencial no mercado de trabalho, seja na atividade liberal, nas mais de 130 possibilidades de concursos públicos ou em atividades que saem do cunho jurídico, como o magistério e a própria formação pessoal”, frisa, lembrando que a Faculdade ainda oportunidade o intercâmbio internacional, por meio de convênios com diversos países.

O resultado dessas ações, bem como da qualificação permanente do corpo docente, é o reconhecimento pela comunidade e pelos setores do Direito, materializado em distinções como a Medalha de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o selo OAB Recomenda, recebido em duas ocasiões, e o Prêmio Responsabilidade Social, da Assembleia Legislativa. 

Vestibular de Inverno

Além das áreas de das ciências sociais e administrativas, estão sendo ofertados cursos nas seguintes áreas do conhecimento: licenciatura, saúde, comunicação e engenharia, arquitetura e exatas. As inscrições devem ser feitas via internet, pelo site vestibular.upf.br, até 4 de junho. A prova será no dia 8 de junho.