Vestibular

Vestibular UPF: curso de Medicina oferta 45 vagas

10/06/2020

16:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Candidatos têm até o dia 29 de junho para realizar sua inscrição no Vestibular de Inverno UPF

O primeiro passo rumo ao sonho de tornar-se médico passa pelo vestibular. Por esse motivo, os interessados não podem deixar de participar do Vestibular de Inverno da Universidade de Passo Fundo (UPF). As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho por meio do site http://vestibular.upf.br.

Neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19, o processo seletivo para o curso de Medicina será exclusivamente por meio da nota do Enem. Com isso, poderá ser aproveitado o resultado de um dos últimos quatro anos: 2016, 2017, 2018 ou 2019. O candidato deverá informar, no ato da inscrição, o ano de realização da prova correspondente à média que pretende utilizar neste processo seletivo. São 45 vagas oferecidas para o curso de Medicina e os selecionados serão classificados por ordem decrescente. A média da prova do Enem vai ser importada pela UPF do site oficial do INEP a partir do CPF do candidato. A inscrição só será efetivada após o pagamento da taxa de inscrição de R$ 150,00.

UPF tradição no ensino médico

A Faculdade de Medicina (FM) possui 50 anos de história e mais de 2.500 médicos formados, sendo uma referência no ensino médico do estado. “O curso de Medicina é bastante denso, com 12 semestres, onde o estudante terá uma formação sólida, desenvolvendo habilidades pessoais, de raciocínio e manuais. Mas mais que tudo, nossa preocupação é formar médicos preocupados com a sociedade e a saúde de todos”, disse o diretor da FM, Dr. Paulo Reichert.

Conforme o diretor, o curso exige dedicação exclusiva do acadêmico. Nos primeiros oito semestres ocorrem as disciplinas básicas, para posteriormente iniciar nas disciplinas mais complexas como de cirurgia, pediatria e cardiologia. “Nos dois últimos anos, o curso médico corresponde ao internato, onde os acadêmicos têm uma formação muito grande nos ambulatórios da UPF no anexo ao Hospital são Vicente de Paulo (HSVP), nos ambulatórios da rede básica de saúde e nos hospitais de Passo Fundo e de Carazinho e junto ao Corpo de Bombeiros, ou seja, é dado uma formação abrangente e o nosso intuito é formarmos médicos generalistas”, explicou.

Curso de Medicina

Desde os semestres iniciais os estudantes têm contato com a prática e a metodologia principal, em laboratórios, em situações simuladas ou situações com pacientes reais. Todas as atividades práticas são desenvolvidas sob supervisão docente, nos Hospitais de Ensino (Hospital São Vicente de Paulo, Hospital de Clínicas de Passo Fundo, Hospital Municipal e Hospital de Caridade de Carazinho).

Matrículas

Após a aprovação divulgada no dia 3 de julho, a matrícula deve ser realizada de forma on-line a partir do dia 6 de julho. A UPF entrará em contato com os candidatos aprovados para informar todos os procedimentos que devem ser tomados para a efetivação da matrícula. O contato vai ser feito por meio do telefone ou e-mail cadastrado na inscrição do vestibular.

Mais informações sobre o Ingresso no curso de Medicina podem ser obtidas no edital.